Comunicação na conquista do consumidor
Por: Victor Hugo Sigoli de Campos [1]
Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]
Editora: Beatriz Rodrigues Macedo [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª Nicole Morihama [5]
Às 20h30 do dia 28 de abril a professora Ediliane Boff moderou a palestra do diretor da empresa de comunicação e marketing Brand Leader, Marcelo Chiavone Pontes, conhecido como “Jimmy”, que abordou experiências e estratégias de marketing, para as turmas do curso de Publicidade e Propaganda.
Marketing surgiu nos anos 40, e é a arte de explorar, criar e entregar produtos e serviços para um determinado mercado consumidor, ou seja, pessoas de idades, classes sociais e etnias diferentes, que compram roupas, alimentos, móveis, brinquedos e equipamentos, dentre outros produtos e serviços. O ato de comprar não é apenas gastar dinheiro, é escolher um produto que tem marca confiável, qualidade e bom atendimento, o cliente precisa sentir que esses aspectos foram atendidos.
Para uma empresa ou loja vender a sua ideia, por exemplo, ao comprarmos uma caixa de leite da Parmalat estamos afirmando que seu leite é o mais saboroso do mercado. As empresas estudam o impacto psicológico que suas marcas podem causar nos consumidores, e que os levarão a comprar, características como olfato, paladar, tato, visão e audição, influenciam o comprador de forma definitiva.
Não é todo comércio que é confiável, diz Marcelo:“Na internet tem coach oferecendo curso em 24 horas, seis horas por semana durante um mês. Mas, como o aluno vai se profissionalizar em um dia ? Tem coisa errada aí !”. Durante a pandemia do Covid-19 muitas pessoas precisaram se adaptar ao modo de estudo online e a internet está repleta de golpes. Plataformas como: Youtube, Instagram e Facebook, são ocupadas por vendas de serviços que prometem entregar conteúdo de forma simplista, e a pessoa que está comprando não sabe o conteúdo que será recebido.
A experiência do consumidor – que é individual a este – está cada vez mais relacionada a forma como a marca comunica o seu produto, e é preciso garantir que o conteúdo terá qualidade e será entregue. O meio virtual é um modo muito eficaz de atrair novos clientes, quando é usado com competência e honestidade, entretanto, é preciso ter cautela e segurança ao escolher onde gastar o dinheiro. A comunicação institucional é cada vez mais importante para o mercado obter resultados com objetividade e proporcionar segurança nas compras.
[1] Aluno do curso de Jornalismo – FMU/FIAM – FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM – FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM – FAAM, estagiário AICOM – editora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM – FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Pública e Jornalismo. FMU/ FIAM – FAAM