image-6

Diretor acadêmico do Centro Universitário FMU | FIAM FAAM participa da abertura do Afro Presença 2024 

Fernado Leme é responsável pelas Escolas de Educação, Business e Indústria Criativa e esteve presente em duas mesas do evento

Reportagem: Júlia Sforzin [1] 

Supervisão: Professor Gean Gonçalves [2]   

Em 6 de novembro, houve a mesa de abertura da 5ª edição do Afro Presença, o movimento surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Fernando Albino Leme, diretor acadêmico das escolas de Educação, Business e Indústria Criativa da FMU | FIAM FAAM esteve presente na mesa de abertura e afirmou o compromisso da instituição de ensino em promover a inclusão em sala de aula e no mercado de trabalho.   

O Afro Presença foi criado com o objetivo de prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural. 

O primeiro dia de evento foi marcado por debates sobre igualdade de raça e gênero no mercado de trabalho, equiparação salarial, ações afirmativas e inclusão da população LGBTI+. A abertura contou com a apresentação e falas dos mais de 10 convidados, entre eles, estava a coordenadora-geral do Afro Presença, a procuradora do trabalho Valdirene de Assis. 

Convidados que participaram da mesa de abertura do Afro Presença 2024 | Reprodução: YouTube

O diretor Fernando Leme destacou que é responsabilidade dos educadores e dos agentes sociais contribuir para a desconstrução da desigualdade, tendo em vista que historicamente a população negra tem enfrentado barreiras significativas para acessar e conquistar as mesmas oportunidades que outras camadas da sociedade.  

Para Leme, o conhecimento, a troca de experiências e a valorização das trajetórias negras podem ajudar na construção de um futuro mais inclusivo, em que as habilidades, competências e sonhos sejam reconhecidos. 

“Espero que ao longo desse evento, possamos identificar os desafios, mas também descobrir caminhos e soluções que transformem o mercado de trabalho em um espaço onde o talento, a competência e a diversidade sejam celebradas e reconhecidas de forma equânime”, enfatizou Leme. 

Fernando Leme durante o segundo dia de evento do Afro Presença | Reprodução: YouTube

O profissional também esteve presente no segundo dia de evento com outros convidados no debate sobre “O papel da universidade na pós-permanência: preparação e encaminhamento ao trabalho”. Leme mencionou a importância de praticar o lifelong learning e o networking para buscar o destaque e protagonismo na carreira. Aproveitou sua fala e comentou sobre a Aceleradora de Carreiras do Centro Universitário FMU | FIAM FAAM, que conta com um portfólio de lives transmitidas pelo Youtube; análise de currículos com foco em competências; mentorias; entre outras atividades voltadas aos estudantes e egressos da instituição.   

“Estar presente no Afro Presença é uma forma de demonstrar esse compromisso que nós temos. Na universidade, temos o NERA, um Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, que nesse ano completa 10 anos, e é liderado pela nossa professora Maria Lúcia da Silva e pelo professor Gean Gonçalves.” 

Questões sobre parcerias, empregabilidade e carreira foram abordadas durante o evento. A programação transmitida está disponível no Canal TVMPT, no YouTube. 

[1] Estudantes do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiários AICOM   

[2] Professores do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisores de estágios AICOM