Manoel Marcondes Machado Neto

Relações-públicas Manoel Marcondes encerra a Semana da Indústria Criativa Level Up 

Palestra incentivou estudantes a conhecer o Observatório da Comunicação Institucional

Reportagem: Júlia Sforzin [1]

Supervisão: Professores Gean Gonçalves e Sofia Franco [2]

No dia 25 de outubro, último dia do Summit da Indústria Criativa Level Up, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com Manoel Marcondes Machado Neto, relações públicas, doutor em Ciências em Comunicação, cofundador e CEO do Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.).  

O O.C.I. foi criado em 2013 e é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne profissionais, acadêmicos, estudiosos e demais interessados na temática, sendo um espaço destinado à análise e reflexão crítica de condutas das organizações em suas relações institucionais. 

“Do ponto de vista das Relações Públicas, os desafios são a credibilidade e gestão da reputação, na qual, a última é construída desde o primeiro dia de uma organização e perdura por toda a vida, e é alterada por fatos que acontecem no cotidiano”. É possível citar ainda dentro desse âmbito, a dificuldade de se estabelecer como carreira de Estado. 

Manoel Marcondes em diálogo com os professores Wiliam Pianco e Pedro Paulo de Oliveira | Reprodução/Teams

O profissional destacou que a área pode ser colocada em uma visão conservadora, porque busca preservar os valores e princípios das organizações públicas, privadas e do terceiro setor, encarando a imagem institucional e reputação como ativos, além da objetificação a obtenção de confiança, fé pública e prestação responsável de satisfações públicas. E, ao mesmo tempo, detém um olhar revolucionário, porque rejeita narrativas político-partidárias, essencialmente comerciais e mensagens enganosas, podendo trabalhar apenas com a verdade, fatos e evidências, condenando a hipocrisia e o falso moralismo. 

Durante o evento, Marcondes comentou sobre o seu livro “4Rs das Relações Públicas Plenas”, na qual trabalha e analisa as demandas de organizações em quatro frentes: reconhecimento, relacionamento, relevância e reputação. 

Aproveitou, e explicou também sobre sua obra intitulada como “8Rs da Comunicação Institucional”, somando os tópicos da Comunicação citados anteriormente, com as da Administração, conhecidos como responsabilidade, resiliência, reinvenção e retribuição.  

“Após fazer um livro em 2008, pude me transferir para a Escola de Negócios da UERJ, então, terminei a minha missão de fazer a aproximação entre ambos em mais de dez anos. Destaquei na minha tese que sem comunicação não há transparência, já que era colocada como um objeto das Finanças ou Direito, assim, consegui formular um trinômio entre eles”, destacou Marcondes. 

Marcondes durante diálogo sobre comunicação institucional | Reprodução/Teams

Questões sobre a inteligência artificial no futuro, crise ética nos debates políticos, e a presença de influenciadores em atividades foram discutidas. As temáticas abordadas foram uma oportunidade aos estudantes para tirarem dúvidas e compreenderem questões da Comunicação Institucional.  

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiários AICOM   

[2] Professores do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisores de estágios AICOM