Evento online demonstra origem da IA e suas capacidades de mudar o funcionamento de produções da publicidade e propaganda
Reportagem: Samir Murilo Mariano [1]
Supervisão: Professores Gean Gonçalves e Sofia Franco [2]
Dentro das atividades do Summit Indústria Criativa Level Up, o evento “Inteligência Artificial na Publicidade e Propaganda. Quando ajuda? Quando atrapalha?”, realizado no dia 25 de outubro e apresentado pela professora da disciplina de Comunicação Integrada e do curso de Publicidade e Propaganda Glória Negrelos, introduziu um debate sobre o funcionamento das IAs no mercado atual.
Na apresentação, a professora Negrelos explorou como a inteligência artificial pode ser usada tanto de forma benéfica, seja com maiores oportunidades de expandir a criatividade, e agilidade na elaboração da campanha; quanto de forma prejudicial, como a criação de trabalhos muito semelhantes e a potencial chance de dependência da máquina, ao ponto de se não conseguir realizar algo sem ela (explicação inclusive acompanhada de exemplos e uma anedota referente ao assunto):
O personagem dessa história é muito acostumado e até aficionado com tecnologia, ao ponto de colocar travas eletrônicas em sua própria casa. Contudo, o mesmo teve um problema: não conseguia desbloquear essas travas, logo, não conseguia entrar. Seu amigo, no entanto, conseguia entrar em sua casa com uma simples chave, sem estar amarrado com a complexidade de uma trava tecnológica. No fim, ele encerra com a frase: “como é bom ser simples”.
Além disso, foi explicado como hábitos podem mudar após um evento traumático, como uma pós-guerra e até uma pós-pandemia, e como tais tendências interferem na produção de uma campanha publicitária.
Ao fim do evento, foi liberado um espaço para perguntas e respostas do público.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiários AICOM
[2] Professores do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisores de estágios AICOM