Atividade fez parte da programação do primeiro Summit Indústria Criativa Level Up promovida pela Escola de Indústria Criativa do FIAM FAAM Centro Universitário
Reportagem: Lara Sylvia Guzzardi Altieri Amorim [1]
Supervisão: Professores Gean Gonçalves e Sofia Franco [2]
Durante o primeiro Summit Indústria Criativa Level Up do FMU | FIAM FAAM, ocorreu a oficina “Produção de crítica cultural em áudio” ministrada pelos professores Gean Gonçalves e Sofia Franco. A atividade aconteceu na sextafeira, 25 de outubro de 2024, no laboratório 7 do Campus Liberdade.
A crítica cultural é um texto que apresenta e analisa um produto cultural, como um livro, filme, série, álbum musical, peça teatral, exposição de artes, apresentação de dança ou show. Os professores de Jornalismo iniciaram a conversa contando mais sobre esse assunto, comentando as principais características e orientando os alunos sobre a produção de uma crítica de
cultura.
O professor Gean conta que, quando feita por jornalistas, a resenha crítica tem o papel de mostrar as novidades culturais que ainda estão por vir: “Uma marca da crítica contemporânea é esse aspecto de buscar o atual e o novo”. O docente também pontua que hoje a crítica cultural, inserida no gênero jornalístico opinativo, serve como uma espécie de curadoria, principalmente em um momento em que há muitas produções culturais e pouco tempo para despender escolhendo uma que agrade o espectador.
Outro aspecto importante da crítica é o papel ético e político que ela desempenha ao dar visibilidade para determinadas obras: “É importante pensar em quais produções você quer evidenciar e em como você pode repensar as formas de representação que a cultura traz e como isso interfere na sociedade”, diz a professora Sofia.
Os professores apresentaram três exemplos de críticas jornalísticas sobre produtos culturais: as resenhas “Série sobre paquitas vê Xuxa omissa e ignora papel da Globo”, de Maurício Stycer, e “Em ‘Prima Facie’, Débora Falabella entrega sua melhor performance”, de Humberto Maruchel, além do vídeo “Heartstopper 3º temporada: uma série que pensa antes de falar”, de Isabela Boscov.
Após uma breve explicação sobre as principais características da linguagem sonora, os alunos foram desafiados a escrever uma crítica sobre um produto cultural de sua preferência. As escolhas variaram entre livros, séries e filmes, que foram muito elogiados e também duramente criticados.
No fim da atividade, os professores levaram os alunos ao estúdio de gravação e os ajudaram a gravar suas críticas em áudio. Após ouvir satisfeita sua crítica, a aluna Juliana, do curso de Publicidade, nos conta: “Eu gostei muito da oficina, porque costumo fazer resenhas de livros e queria desenvolver mais esse meu lado crítico. Poder fazer essa crítica e gravar em uma sala como essa foi algo incrível”.
[1] Aluna do curso de Design da FMU|FIAM FAAM, estagiária da AICOM
[2] Professores do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisores de estágios AICOM