“Regue o seu jardim interior”: curso de Moda promove desfile com criação de estudantes 

Peças de roupas que iriam ser descartadas ganham vida útil após serem usadas em desfile na FIAM-FAAM 

Reportagem: Taise Magalhães [1] 

Supervisão: Professor Gean Gonçalves [2] 

No dia 14 de junho, ocorreu no Campus Vila Mariana, um desfile do projeto Moda e Sustentabilidade “Regue o seu jardim interior”. O projeto do curso de Moda é uma iniciativa de upcycling, ou seja, de reutilização criativa. A professora Clarice Keiko foi a responsável por liderar um grupo de estudantes que fez as criações a partir de resíduos doados por uma marca de luxo. 

A marca, por meio do professor Domingos Biondi, da Escola de Negócios, cedeu peças que não poderiam ser comercializadas, sejam porque eram peças de vitrine, pilotos ou refugos de produção. Em oficinas promovidas às sextas-feiras, a professora Keiko trabalhou com 25 estudantes de vários semestres para a construção de novas peças, o que reforça o compromisso da moda com a sustentabilidade. 

Antes mesmo da chegada do dia do desfile, a expectativa e ansiedade eram bastante presentes no ambiente, os sons de máquinas de costura trabalhando a toda velocidade, alfinetes sendo usados para a construção da peça, os últimos detalhes que precisavam ser ajustados. Todos os sons sinalizavam que naquele ambiente muitas peças de roupas estavam sendo produzidas. 

“O processo de criação foi muito divertido, e a liberdade em poder criar novas peças trouxeram muitas ideias que precisavam ser alinhadas, pois o tempo de criação foi bastante apertado”, classifica a estudante Natalia Inocêncio. Ela também foi uma das modelos para a modelagem do que iria ser vestido no desfile.   

Outra aluna que também fez parte do processo de criação foi Maria Lucia, estudante do primeiro semestre do curso de moda. Para Maria Lucia, que é apaixonada por moda, foi um privilégio já adentrar ao curso e poder fazer parte da produção de um desfile com uma roupa criada e costurada por ela. 

As peças que foram produzidas por meio dos alunos se tornaram únicas, o desafio que proposto conta com peças produzidas com materiais que iriam ser descartados, mas com o projeto elas ganharam vida útil novamente. 

“Depois da pandemia [de Covid-19] esse é o primeiro desfile que acontece aqui, estamos muitos ansiosos e cheio de expectativas, após três meses de trabalho. Todos gostaram do processo, estão trabalhando com amor. O nome do projeto diz muito sobre isso”, relata a professora Clarice Keiko. 

As peças criadas contam com o trabalho manual de crochêt, flores em fios de cobre, flores de tecido aplicadas nas roupas, nos sapatos, sapatos que se transformaram em bolsas, cogumelos, plissados, corações, corsets, franjas, saias e vestidos.  

O desfile foi um sucesso para quem esteve presente, teve participação do corpo docente e discente, além de convidados que foram prestigiar a criação dos alunos.  

Confira as fotos do desfile realizado na noite de 14 de junho, na biblioteca do campus Vila Mariana, produzidas pelos dos estudantes Paula Regina Rodrigues e Murilo Marcos, da aula de Fotografia, da professora Sofia Franco Guilherme:

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM   

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM