Estudantes do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso 

A banca avaliadora de TCC contou com egressos de Publicidade e Propaganda da FMU | FIAM FAAM 

Reportagem: Everton Clarindo [1] 

 Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

Formandos, professores e banca examinadora no primeiro de apresentação dos TCC. Foto: Everton Clarindo.  

Nos dias 10 e 11 de junho, os alunos do 8º semestre de Publicidade e Propagando apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. A aferição da banca de TCC aconteceu no Auditório Ulisses Guimarães, localizado no campus Liberdade da FMU | FIAM FAAM. 

Ao todo, seis grupos apresentaram seus trabalhos finais, divididos igualmente entre os dois dias de banca. Em ambos os dias o clima era de nervosismo e ansiedade. Sentimentos que iam se desfazendo no ar ao longo das apresentações, dando lugar a elogios e salvas de palmas de quem estava na plateia. Ao final, após as aprovações, restavam apenas os sentimentos de felicidade e dever cumprido.  

O trabalho de conclusão de curso dos alunos do 8º semestre de “PP” consistiu em criar um projeto experimental de agência de publicidade e propaganda e desenvolver um planejamento profissional para um cliente final. 

Perfil socioeconômico e psicográfico, concorrência, Análise SWOT (Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça) e Problema de Comunicação eram alguns dos pontos obrigatórios para compor o projeto, entre outros estudados em sala de aula.    

A agência de publicidade INNOV, criada pelos alunos e alunas Beatriz Izidoro de Souza, Felipe Gonçalves Gomes, Richard Nixon Serra de Oliveira, Rita de Cássia Nunes de Oliveira e Roberti Santos Bispo foi a primeira a se apresentar no palco do Auditório Ulisses Guimarães.  

A empresa final escolhida pela agência foi a Chilli Beans. Os óculos da marca dispostos numa mesa de centro no meio do palco logo de cara chamavam a atenção de quem adentrava no auditório. A identidade visual criada pelos publicitários já dava início a apresentação do projeto. 

Felipe Gomes, um dos integrantes da Agência INNOV conta um pouco da experiência de apresentar o TCC: “O principal sentimento que tivemos foi o nervosismo. Mas ainda assim entramos no palco confiantes porque havíamos estudado muito para a nossa apresentação”.  

Para Richard, integrante da agência INNOV que abriu as apresentações, foi um misto de sentimentos: “Talvez por ter as primeiras falas, pra mim o nervosismo bateu um pouco mais forte, mesmo assim a sensação de vitória, depois de quatro anos lutando para se formar, é muito grande”. 

Para todos os integrantes da INNOV a sensação era a mesma após a apresentação: de alegria, conquista e vitória.   

Formandos e integrantes da Agência de Publicidade e Propaganda, INNOV. Foto: Everton Clarindo  

A segunda apresentação da noite ficou por conta da agência Florence, que tem como sócias (os) Beatriz Rodrigues Soares, Melissa Coelho Antunes da Silva, Paulo Henrique Bezerra da Silva e Victor Cruz Fernandes. A companhia escolhida para o projeto em questão foi o Grupo MCASSAB, empresa de distribuição de produtos domésticos entre outros. 

Fundada pelas publicitárias (os) Bianca Túlio, Danilo Pires Gabriel Trama, Jorge Rodrigues Lidiane Yasmin, Nathalia Mota e Robson Oliveira, a agência ASTRUS foi a terceira e última a se apresentar na primeira noite de banca. Os sócios e alunos trouxeram como tema e cliente final de seu projeto a fabricante global de carros NISSAN.  

O primeiro dia de banca de TCC terminou com os três grupos aprovados. A sensação de felicidade logo tomou conta por completo do auditório. Todos estavam felizes e com a mesma sensação de dever cumprido.  

No segundo dia de apresentações as mesmas sensações de medo, insegurança, nervosismo, ansiedade, emoção e alegria predominavam o ambiente. Talvez não tanto quanto no primeiro, pois alguns alunos já haviam assistido as apresentações anteriores e, talvez, isso lhes caíssem como um tipo de conforto. 

A agência de publicidade e propaganda LUZ Comunicação deu início às apresentações da segunda noite da banca de TCC. As alunas(os) Ana Flávia Mathias, Marcus Marcelino, Paola Matiasso, Gustavo Guedes, Gustavo Santos, João Victor Bezerra e Lucas Lins trouxeram como seu cliente a também empresa de óculos, Óticas Carol. 

Logo em seguida foi a vez da agência OGAWA, fundada pelas publicitárias(os) Ana Cristina A. dos Santos, Bruna Mazzoni, Fernanda Rodrigues do Nascimento, Larissa Marques Barbosa, Lucas Nazario Coutinho e Tainá Oliviera. Desta vez, o cliente final escolhido para o projeto de conclusão de curso de “PP” foi a rede de restaurantes Outback Steakhouse.  

Finalizando a noite de apresentações de TCC de Publicidade e Propaganda, os publicitários as) Carlos Eduardo França da Silva, Janice Francisca dos Santos, Rafael Prado Evangelista, Victor Alexandre da Silva Santos e Victória Rodrigues de Castros, fundadores da agência Wantermelon, apresentaram um projeto para a plataforma digital Globoplay, do grupo Globo.     

O segundo e último dia de apresentações de TCC foi concluída com sucesso. Todos os grupos foram igualmente aprovados, dando vasão ao sentimento de êxtase e dever cumprido à todas as alunas e alunos do oitavo semestre de Publicidade e Propagando de 2024 da FMU | FIAM FAAM. 

Egressos de Publicidade e Propaganda FMU | FIAM-FAAM  

As bancas de TCC, exclusivamente do curso de Publicidade e Propaganda da FMU | FIAM FAAM, traz uma novidade: os alunos egressos da instituição, que agora fazem parte do mercado de trabalho na área de PP, compões a mesa avaliadora das bancas de TCC. 

O professor e orientador de TCC, Fábio Pelicer Lopes de Souza, é um dos idealizadores dessa iniciativa. “Trazer os egressos de Publicidade e Propaganda é importante porque eles já estão bem colocados no mercado de trabalho, tem uma visão fantástica e, mesmo já sendo profissionais do mercado há anos eles têm uma fala que é de igual para igual com os formandos. E acho que isso facilita bastante no entendimento dos feedbacks que as vezes um outro profissional do mercado não consiga muito bem”. Ele finaliza dizendo dá uma certa tranquilizada nos alunos em saber que os avaliadores já estivam daquele lado. 

A cada aferição, antigos alunos da academia e agora publicitários tem a oportunidade de avaliar os formandos e trazer a eles um pouco da experiência e conhecimento do mercado de trabalho na hora da avaliação de cada projeto. 

Marilisa Hissnauer Ferreira é uma dessas alunas egressas e que fez parte do corpo de avaliadores dos trabalhos de conclusão de curso e conta um pouco da sensação de, agora, estar do outro lado.     

“Para mim é uma honra estar aqui, voltando do outro lado. A gente já esteve nesse lugar de apresentar o TCC e já fomos avaliados. Agora a gente vai para o outro lado, o lugar de avaliar e julgar os trabalhos que estão sendo apresentados aqui”. 

Ela completa dizendo como essa ação contribui na formação dos formandos: “Eu acho que é muito trazer essa visão do mercado como um todo, tudo que a gente passa, só que uma maneira muito generosa, entendendo que a gente já apresentou um TCC, entendendo todas as limitações que a gente como alunos e o quanto eles usam das ferramentas disponíveis até este momento”. 

Raphael Guimarães Martins, egressso de Publicidade e Propaganda da FMU | FIAM FAAM também fez parte da banca examinadora dos trabalhos de conclusão de curso e fala sobre a importância dessa ação.   

“Eu acho que essa iniciativa é muito importante, principalmente para a instituição porque projeta no aluno formando como que ele pode se colocar no mercado de trabalho. Porque nós somos ex-alunos e em cerca de cinco, seis anos a gente já conseguiu se consolidar no mercado de trabalho e hoje estamos aqui, como avaliadores, e isso prova que a instituição tem credibilidade”.  

Ele ainda completa: “Estar na banca, agora como avaliador, para mim é uma mudança de expectativa e perspectiva. Porque a expectativa como formando e apresentador de TCC é uma questão muito de ansiedade e atenção. Agora, enquanto jurado, acho que você se coloca como o aluno e fica nervoso porque uma palavra mal colocada pode atrapalhar o desenvolvimento do aluno como profissional”. Ele finaliza descrevendo que essa troca de experiência foi enriquecedora para ele.  

Giovanna Fernandes Buranello, também egressa de “PP” preencheu o corpo de três examinadores convidados para a banca de TCC do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda. É a primeira vez deles como avaliadores de TCC. Mas logo afirmam que gostariam muito de ter uma nova oportunidade de participar de mais bancas de conclusão de curso e levar aos formandos um pouco de suas experiências como ex-alunos e agora profissional do mercado de trabalho.    

FLAMINGO DE OURO – FAMILY & FRIENDS 

No intervalo de cada apresentação, o professor Fábio fazia questão de lembrar à todas as pessoas presentes do evento “Flamingo de Ouro”. Ele ainda explica o que é essa iniciativa da FMU | FIAAM FAAM:  

“O Flamingo é o evento onde trazemos a notoriedade e valorização pública dos nossos alunos formandos e dos trabalhos de conclusão de curso que eles desenvolvem nos últimos dois semestres do ensino”. 

Ele ainda explica que o Flamingo de Ouro conta com cinco menções honrosas: melhor planejamento, melhor criação, melhor vídeo, melhor apresentação e melhor mídia, além dos três melhores no geral, que é o Flamingo de Ouro, Prata e Bronze. 

[1] Aluno do curso de Jornalismo da FMU | FIAM FAAM, estagiário AICOM 

[2] Professor do curso de Jornalismo da FMU | FIAM FAAM, supervisor de estágios AICOM