Captura de tela 2024-06-25 165527

Empreendedorismo: projeto da FMU | FIAM-FAAM acelera negócios inovadores criados por estudantes

Programa Acelera Negócios busca estimular criação de startups por universitários

Reportagem: Juliana Beletato [1]   

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2] 

Em parceria com a aceleradora de startups AmazonasCap, a FMU realizou durante o primeiro semestre de 2024 o projeto Acelera Negócios que fomenta negócios e startups de alunos, professores e egressos. No dia 5 de junho, aconteceu o Demoday Startups, ocasião em que foi apresentado publicamente um pouco mais do projeto de incubadora e foi possível conhecer algumas startups de forte potencial, como Bom Dia Comex, Brechó do Corre, Florever Pet, Gaia ESG, Jobber, Ode, ZCEx e Total Focus.

O DemoDay mostrou como foi o processo de criação, investimento e perspectivas de cada startup, algumas delas criadas dentro da universidade, como o caso da Gaia ESG, resultado de um trabalho de conclusão de curso.

O projeto Acelera Negócios ensina os pilares e as camadas da gestão de um negócio. Caminha pelas possibilidades do empreender com orientações, encontros individuais e coletivos com atividades online. Nele, os participantes são estimulados a desenvolver um plano de negócios realizando relatórios com vários dados de mercado, criando assim uma ponte facilitadora entre universitários e o mundo do empreendedorismo. Ao final, as startups são apresentadas publicamente para que consigam obter o apoio de investidores.

“O ambiente mercadológico, ele acaba trazendo alguns desafios e temos que estar prontos para acelerar e fazer esses negócios acontecerem cada vez mais, estamos aqui para isso. Temos projetos para atender mais a comunidade e fazer os negócios rodarem”, comenta a professora Maria do Carmo Oliveira (a Carminha), professora e coordenadora do projeto.

Conheça as iniciativas que foram divulgadas no DemoDay:

No segundo semestre, o Centro Universitário FMU e FIAM-FAAM dará continuidade a iniciativa. O programa é gratuito, composto de mentorias, reuniões periódicas com as startups, além de workshops de desenvolvimento do plano de negócio. A ideia é que a faculdade gere grandes empresas.

Todos os estudantes do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, seja da modalidade presencial ou EAD, têm acesso ao programa. Além disso, os professores e egressos da instituição acadêmica também podem participar.

A FMU/FIAM-FAAM e a AmazonasCap oferecem um local para que os integrantes do projeto se reúnam presencialmente, localizado no Campus Liberdade – Complexo Taguá. O espaço também oferece toda a estrutura tecnológica e mentores para ajudar.

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM  

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM