IMAGE Luiz Maresca Neto

Perfil: Luiz Maresca Neto 

Professor de Design, Design Gráfico e Moda no campus Vila Mariana da FMU  

Escrito por Stepan Shevtsov Sena¹ 

Com seu carisma, bom humor e boa comunicação, o docente da área de Design/Design Gráfico e Moda na FMU | FIAM-FAAM nos conta detalhes sobre sua vida pessoal, acadêmica e profissional envolvendo a instituição e além. 

Nascido em São Paulo capital, no dia 01 de abril de 1977, Luiz Maresca tem um sobrenome ligado à sua família, descendente de Sorrento, na Itália, que é a união de duas palavras, mar e “esca” (do italiano: isca). Os Marescas se originam da região sul da Itália, sendo extremamente ligados à pesca e à náutica. Seu avô não era sorrentino, mas sim nascido em uma cidade que fica do outro lado do mar Adriático, porém, cresceu em Milão. Seu avô foi combatente na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e, no período entre guerras, veio para o Brasil, constituindo a família. A distância cronológica é grande: Luiz tem 47 anos, seu pai nasceu em 1932, enquanto o avô era de 1894. O professor teve a oportunidade de visitar a Itália algumas vezes para estar mais próximo do seu passado. Por parte da sua mãe, a família é formada por portugueses e brasileiros, o avô materno possuía sangue indígena.  

O primeiro emprego de Luiz com carteira assinada foi no colégio em que estudou (desde a primeira série até a oitava), o Colégio Marista, próximo da Igreja Nossa Santo da Glória, no Cambuci, em São Paulo, que é o “irmão” do Arquiodicesano. Posteriormente, ele cursou o ensino médio no Colégio FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Aos 17 anos, se candidatou a um emprego de operador de equipamento audiovisual. Foi também promotor de eventos da escola, de recreação, saídas pedagógicas, entre outros. Depois trabalhou para a Fundação Fisk (escola de idiomas), no período de 2001 a 2017, como ilustrador de material pedagógico. E em 2012, ingressou no Centro Universitário FMU. Se dedicando, tornou-se professor parcial e depois integral na FMU | FIAM-FAAM. 

Maresca trabalhou na área de Design como freelancer para marcas como Coca-Cola, Volkswagen, entre outras, desenhando material para campanhas, por exemplo. Porém, com a evolução da carreira, acabou chegando a uma posição onde precisava de alguma titulação, graduação ou outra. Então, foi atrás do curso de Design da FMU no campus Vila Mariana. Foi um período de encantamento, segundo ele, no qual via uma garotada estudando com ele e professores com a sua idade. Depois de concluir a graduação, Luiz realizou uma especialização em Comunicação e Marketing, também na FMU, e se tornou professor na instituição. 

Maresca leciona as disciplinas Imagem Gráfica e Digital, que explora softwares no pacote Adobe, como Illustrator e Photoshop, que estão entre os mais utilizados no mercado e em processos seletivos, que exigem esses fundamentos. Ele também ministra aulas de Tipografia, que abordam o uso de recursos tipográficos no projeto de design, e Tecnologia Gráfica, onde são apresentados fundamentos técnicos e principais recursos de impressão adotados pelo mercado, como embalagens, tanto produto, como disposição. Além disso, há anos o professor está à frente da disciplina para a qual foi contratado: Desenho de observação. 

Desde que começou a trabalhar na FMU, em 2012, Luiz tem uma rotina corrida, mas procura tempo para dedicar aos seus interesses pessoais. Depois de iniciar a carreira na docência, a primeira viagem internacional fora da América do Sul que o professor e sua esposa fizeram foi no mesmo ano da contratação: 

“Eu e me esposa nos organizamos em 2010 para viajar. Como não tínhamos filhos nem nada, em vez de trocarmos de carro ou apartamento, optamos por viajar. Passamos mais de uma década conhecendo o mundo, países que tínhamos muito interesse de conhecer. Eu sempre gostei muito de história, da Europa” conta Maresca. Porém, ainda existem alguns lugares que ficaram fora dos passeios. “Os países que não fomos foram Egito, Marrocos, porque quando nos programamos, ficamos meio receosos de visitar”, explica. “Outro lugar que nos surpreendeu muito foi cidade do México, no México, onde conhecemos o dia a dia, a cultura. Foi uma viagem para explorar mais do que para passear”. 

Além de viajar, Maresca gosta do colecionismo, principalmente de coisas antigas, que fizeram parte de sua infância, como brinquedos. Ele também toca violão, guitarra e aprecia música no geral. Jogar futebol e assistir partidas empolgantes no estádio fazem parte de seu lazer, seu time predileto é o Palmeiras, mas ele não gosta muito de acompanhar o esporte ao vivo pela TV. 

Sua paixão pelo Design se deve ao ponto de vista artístico. O professor está sempre desenhando e lendo HQs. Ele adora alguns clássicos como Calvin e Haroldo e Charlie Brown, do Peanuts. Como ilustrador se adaptou também à mensagem institucional e comercial. “Amo demais a sala de aula”, diz Maresca. 

¹ Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário da AICOM.