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Dia Mundial do Marketing: FMU | FIAM-FAAM recebe diretor criativo da Interbrand

Gil Bottari atua em consultoria que já prestou serviços ao Itaú, Natura, Latam e outras marcas nacionais e internacionais

Reportagem: Guilherme Miranda [1]   

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2] 

 

Na noite do dia 28 de maio, a Casa Metropolitana do Direito, na Liberdade, recebeu o diretor criativo da Interbrand, Gil Bottari, em palestra para comemorar o Dia Mundial do Marketing. Durante a palestra, foram apresentados diversos cases para ilustrar qual o papel da identidade visual nas marcas. 

Gil Bottari começou a palestra contando um pouco de sua história. Formado em Design pela Faap, Bottari começou primeiro trabalhando em agências de propaganda, depois agências digitais e desde 2008, trabalha na Interbrand.

Gil Bottari é Diretor Criativo da Interbrand em São Paulo // Foto: Fabio Pelicer

Ao contar como as pessoas começaram a perceber as marcas, Gil separou essa história em quatro fases. No primeiro momento, em 1950 as pessoas começaram a ver as marcas como identificadores. “Esse é o caso da Coca-Cola. Essa é minha cor, esse é meu logo e as pessoas e acabam identificando”, afirma Gil. No segundo momento, as marcas tentaram entender o ativo, com um olhar não apenas para os produtos, mas para qual o valor da marca, como os ativos tangíveis e intangíveis começaram a esmerar-se para criar o valor das marcas.  

Nos anos 1990, as marcas entendem a importância da experiência e como todo o ambiente que a marca está presente faz sentido e como explorar essa experiência de marca, seja ela física ou digital. Por fim, nos últimos anos, as marcas estão se comportando como um ecossistema, trazendo uma oferta mais ampla de produtos. Gil ressaltou que as fases se sobrepõem para construir valor em torno das marcas.   

Colocando essas informações na prática, o palestrante contou um pouco sobre o processo de criação da identidade da Explora, empresa de hotéis e resorts de luxo da América do Sul. “É muito legal quando a gente olha o cenário competitivo para entender o que tá acontecendo no mercado”, enfatiza Gil.   

Gil teve a oportunidade de viajar para um dos hotéis e entender o espírito da marca. Ele comentou a importância de viver a experiência da marca para compreendê-la não só através das referências apresentadas pelo cliente, mas sim experimentando a marca antes de atuar em um projeto dela.  

Bottari também tratou da experiência com as pessoas que estavam viajando e o staff desses hotéis para analisar outros pontos de vista. “Antes de apresentar o resultado, é legal fazer esse momento de troca, de entrevistar os executivos e entender qual direção seguir”, ressaltou Gil.  

Ao fim da palestra, Gil agradeceu o convite e falou sobre a importância de compartilhar experiências de mercado “Foi muito legal dividir um pouco da experiência de mercado com esse público e essa troca é muito importante. eu particularmente adoro quando consigo fazer palestras em universidades, porque eu acho que essa troca é maravilhosa e precisa acontecer cada vez mais”.

Dia Mundial do Marketing contou com evento no CMD // Foto: Fabio Pelicer

O professor Fabio Pelicer Lopes de Souza, de Comunicação e Marketing, Publicidade e Propaganda e do Tecnológo em Marketing, afirma que a palestra excedeu todas as expectativas previstas. “Tivemos mais de 300 pessoas presencialmente, quase 400 simultaneamente no Youtube e mais de mil pessoas alcançadas”. 

Fabio também exaltou o conteúdo da apresentação. “Foi uma palestra com conteúdo riquíssimo, de um profissional internacional e isso com certeza contribui para o aprendizado prático e teórico dos nossos alunos, para que eles possam aplicar o que viram hoje no mundo profissional”. 

Em depoimento para a AICOM, a coordenadora dos bacharelados de Publicidade e Propaganda e Comunicação em Marketing, Tereza Imperiale, comentou:   

“Ele trouxe uma questão que é muito interessante, a questão das marcas, apesar de fazer parte do conteúdo de marketing, nem sempre ele é abordado dessa forma e acaba matando a curiosidade de como chegar naquela construção da marca, porque na sala de aula muitas vezes, a gente é obrigado a trabalhar na parte conceitual, então trazer essa prática mostrando como era e como foi construído aquilo (identidade da marca), é fundamental”. 

[1] Aluno do curso de Jornalismo da FMU|FIAM FAAM, estagiário da AICOM  

[2] Professor do curso de Jornalismo da FMU|FIAM FAAM, supervisor de estágios AICOM