Texto de Juliana Beletato [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
Paula Alface Dubois, diretora executiva da agência FSB Comunicação, conta com 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Foi parte dessa experiência, que a convidada apresentou aos estudantes de Jornalismo e Relações Públicas durante a Semana Acadêmica dos cursos.
A palestra “Gestão de reputação: conheça a maior agência de comunicação do país” ministrada por Paula Alface ocorreu no dia 23 de abril, no auditório Ulisses Guimarães da FMU. Durante o encontro a diretora executiva contou um pouco de sua trajetória, algumas experiências e dicas para os estudantes que sonham em trabalhar com comunicação organizacional e assessoria de imprensa.
Paula começou a palestra falando um pouco da sua vida pessoal, sua formação em Jornalismo pela Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, depois trouxe um pouco como surgiu seu interesse por economia e sua trajetória até a FSB, a maior agência de comunicação do País.
No decorrer da conversa ela falou sobre a estrutura da agência, quais são as responsabilidades de cada parte da FSB, uma holding, ou seja, um grupo empresarial. Contou alguns cases de gestão de crise que não chegaram ao conhecimento público graças a ação dos profissionais de comunicação. Ela deu dicas para os alunos que desejam seguir na carreira, como: ter atitude, ser bem-informado, ter uma visão holística da comunicação, não ter vergonha de perguntar, ter calma e escuta ativa e, por último, ser uma pessoa divertida.
No fim, Paula falou sobre as oportunidades de estágio e trainee na FSB e respondeu algumas perguntas dos alunos da FIAM-FAAM que estavam presentes, que por sua vez demonstraram bastante interesse no assunto, o que fez render um bate-papo com boas e pertinentes perguntas.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM