IMG_6297

Estudantes vão às ruas do bairro da Liberdade desenvolver pautas jornalísticas locais

Atividade fez parte de um laboratório da Semana Acadêmica de Jornalismo 

 Reportagem: Everton Clarindo [1] 

 Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

Estudantes da FMU | FIAM FAAM participaram da oficina “Aurora da Liberdade – de Jornalismo Digital Hiperlocal, durante a Semana Acadêmica de Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação Institucional. Ministrada pelo Prof. Guy Almeida Jr., a atividade aconteceu na segunda-feira, 22 de abril de 2024, no laboratório 8 do Complexo Taguá.  

O professor Guy, idealizador desse projeto, diz que a oficina “Aurora da Liberdade” consiste nos alunos irem para as ruas em torno da universidade, localizada no bairro da Liberdade, e escreverem uma matéria local e digital: “A ideia desse laboratório é que os alunos tenham a experiência de saírem às ruas e buscarem pautas para produzirem uma matéria local com entrevistas, fotos, histórias sobre o comércio, o bairro e logo em seguida publicarem o que foi produzido na página do projeto no Instagram”.  

O professor ainda explica que a ideia do projeto surgiu em 2023 para a Semana da Comunicação do mesmo ano: “O projeto surgiu da necessidade da criação de uma oficina com os alunos para mesclar o Jornalismo Digital e o Jornalismo Local. Então, para que a ideia que eu tive ficasse mais dinâmica, sem a necessidade de passar por muitos processos, as matérias seriam publicadas diretamente em uma conta no Instagram”.  

Os alunos do primeiro semestre de Jornalismo Antonio Carlos Furtado, Matheus CFB e Davi Quito participaram do laboratório imersivo e foram para as ruas do bairro da Liberdade atrás de uma pauta para logo em seguida desenvolver uma matéria local. Já nas ruas eles decidiram falar sobre o Largo da Pólvora, praça localizada a poucos metros do nosso centro universitário: “A gente quis falar sobre o Largo da Pólvora para além de contar a história da praça, também mostrar o abandono público que o local vem sofrendo nos últimos anos”.  

De volta a sala de aula após 30 minutos, logo colocaram a matéria na página do projeto (@aurora_da_liberdade) e falaram um pouco da experiência imersiva: “A gente achou essa atividade bem interativa, bem interessante e ao mesmo tempo um desafio bem grande por estarmos no primeiro semestre. Então no início pareceu algo bem mais complicado do que realmente foi. Mas adoramos a atividade, a liberdade que tivemos de explorar o ambiente externo, de encontrar as nossas próprias referências para escrever e de poder abordar e debater pautas que muitas vezes passam desapercebidas. Foi muito bom para a gente”.   

[1] Aluno do curso de Jornalismo da FMU | FIAM FAAM, estagiário AICOM 

[2] Professor do curso de Jornalismo da FMU | FIAM FAAM, supervisor de estágios AICOM