image-4

Relações Públicas visita Palácio dos Bandeirantes para conhecer Cerimonial 

Estudantes tiveram palestra com chefe do cerimonial do governo paulista

Especial: Bruna Margo [1]

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

 

Estudantes de Relações Públicas da FMU | FIAMFAAM participaram de uma palestra com a chefe do cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, Beatriz Vilhena Saldanha. Sob coordenação do professor Pedro Paulo Vaz, o evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, e teve como foco compreender as funções de um cerimonialista dentro da rotina dos eventos do Estado. 

A partir de uma apresentação, Beatriz Saldanha iniciou com uma explicação aos alunos a respeito do que é o cerimonial e protocolo. “Não há um conceito definitivo […], mas de acordo com algumas publicações que trabalhamos diariamente é o conjunto de formalidades, entre autoridades nacionais e estrangeiras, a serem seguidas durante um ato solene ou festa pública”.  

Saldanha contou aos alunos algumas experiências como cerimonialista, citando eventos em que esteve presente ao lado de figuras ilustres, como o Papa Francisco e o presidente do Estados Unidos George W. Bush. Quando perguntada sobre qual foi o maior desafio que teve como chefe de cerimonial, Beatriz respondeu: “A gente organizou o Cosud do ano passado, que é um encontro entre os governadores do sul e do sudeste. […] Fui muito cobrada, porque a gente já tinha participado de outras edições e São Paulo não podia deixar por menos. E foi realmente sucesso de público”. 

Após a palestra, a chefe do Cerimonial propôs um pequeno passeio pelo Palácio dos Bandeirantes, mostrando aos estudantes alguns gabinetes e salas de reunião, parte do acervo de obras de arte e objetos históricos, como o Salão de Pratos e a pintura “Operários” (1933), de Tarsila do Amaral e a Galeria de Governadores, que reúne imagens de todos os ex-governadores do Estado de São Paulo. 

Obras do acervo artístico do Palácio do Bandeirantes 

Imagem de jogo de vídeo game

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Salão de Pratos

“São Paulo – Brasil: Criação, Expansão e Desenvolvimento” (1989), do artista plástico paulista Antonio Henrique Amaral 

Na avaliação do professor Pedro Paulo, a visita técnica é sempre uma oportunidade dada aos alunos de terem contato com a prática daquilo que se aprende na teoria e ter base para atuação profissional no mercado. “Estar na sede do governo do Estado e ser recebido pela chefe do cerimonial trouxe tanto para mim, como para os alunos, uma experiência real da atuação de uma profissional na área de comunicação social”, complementou o professor.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter

[2] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM