Como ação de início de semestre, aula aborda tendências de comunicação organizacional e relações públicas
Reportagem: Taise Magalhães e Everton Clarindo [1]
Supervisão: Professor Gean Gonçalves [2]
O curso de Relações Públicas recebeu em 11 de março, a professora Carolina Frazon Terra, doutora e pesquisadora pela Universidade de São Paulo (USP), para falar sobre as tendências de comunicação organizacional e relações públicas.
O auditório Ulysses Guimarães da FIAM FAAM, foi o palco usado para a aula magna ministrada pela professora Carolina Terra. Aos alunos, ela abordou suas pesquisas e estudos sobre as mudanças comportamentais das empresas, especialmente ao que diz respeito a se tornarem seus próprios criadores de conteúdos digitais.
Para Carolina Terra, a empresa também é uma mídia. Quando inserida dentro do contexto digital trabalha a sua própria produção de conteúdo e se torna o detentor das notícias e mídias propagadas. Ela defende que, atualmente, essa é uma das maiores tendências da comunicação organizacional.
Durante a aula, Carolina falou da necessidade que as empresas precisam ter em relação ao cuidado com o conteúdo propagado pelos usuários para que não percam às oportunidades de gerar respostas rápidas, engajamento e a conexão com o público, bem como gerir os conflitos que podem vir a existir.
Autor do convite feito à professora Carolina Terra para ministrar a aula magna, o professor do curso de Relação Públicas da FIAM FAAM Sandro Pontes falou da importância de palestras como essa dentro das universidades: “a palestra da professora Carolina foi importante para que os alunos conheçam como são as relações públicas na prática e suas constantes mudanças e atualizações dentro das empresas. Esse contato direto com o aluno é de suma importância e valia para o conhecimento e crescimento de cada estudante”.
Carolina também abordou outras ferramentas que permanecem sendo tendências de comunicação organizacional dentro das organizações, ficando cada vez mais fortes e indispensáveis como o gerenciamento de crise e o uso corriqueiro da Inteligência Artificial.
Paola Oliveira Gonçalves, uma das alunas de RP da FIAM FAAM que assistiu a aula magna, é uma grande admiradora de palestras como essa: “Cada aula magna traz um conhecimento único, além de network e do contato direto com os profissionais de relações públicas e com a demonstração do dia a dia do mercado de trabalho de um (a) profissional de relações públicas”.
Paola destaca ainda a parte que mais lhe chamou a atenção na aula magna sobre as tendências de comunicação organizacional e relações públicas: “Eu achei muito interessante a fala da Carolina Terra sobre os desinfluenciadores no âmbito digital, equiparando o poder que um influenciador digital e um desinfluenciador domina sobre uma instituição”.
[1] Estudantes do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiárias AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM