Captura de tela 2024-05-06 145842

Pertalks promove bate-papo durante PP Week, MCXP e Live dos Flamingos

CEO de startup responsável por rede de interação social, Luis Quadros trouxe convidados para dialogar sobre cultura organizacional e novidades do mercado publicitário  

Reportagem: Victor Costa [1] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

 

A noite de 24 de abril foi para lá de especial para os presentes no auditório da Casa Metropolitana do Direito, do Complexo Educacional FMU | FIAM FAAM. Foi um dos dias mais relevantes da Semana Acadêmica – PP WEEK – MCXP – LIVE DOS FLAMINGOS, pois contava com a presença de Luis Quadros, CEO da startup Pertalks, responsável por um aplicativo que aplicativo de interação social que conecta pessoas, presencialmente, que queiram compartilhar seus conhecimentos e interesses. A Pertalks foi a patrocinadora dos eventos ao longo da semana. Além deste, havia mais três convidados atuantes no mercado: Fernanda Campos (BNP Paribas Cardif); Renato Paiva (Webedia Portugal) e Emanuel Spyer (Vibra Digital). 

Antes do evento começar, na entrada do auditório, os alunos por meio de um QR Code, realizaram a inscrição no app Petralks e após isso, passaram a concorrer a um óculos 3D, prêmio este que seria entregue no final da noite. Foi mais uma interação dos patrocinadores com o público. O professor do curso de Publicidade e Propaganda, Fabio Pelicer, iniciou o evento na condução de uma entrevista com a ex-aluna da FIAM-FAAM, Marilisa Ferreira. Formada em Publicidade e Propaganda, em 2019, Marilisa nos contou um pouco de sua experiência pessoal e profissional, com ênfase em seus projetos acadêmicos, como a menção honrosa na categoria Planejamento, no 2º Flamingo de Ouro, premiação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2019 e sua atual função na empresa BFerraz, na qual cuida da parte de Strategy & Planning (Estratégia e Planejamento). 

Com o fim da entrevista, os convidados já estavam a postos no auditório. Luis Quadros iniciou apresentando seus convidados e detalhou um pouco sobre sua formação acadêmica. A palestra teve início com o tema da cultura organizacional das empresas. Esse tema foi abordado por Fernanda Campos, que as conectou com sua experiência bancária, além de técnicas de Psicologia, graduação na qual cursou pela FMU – Campus Santo Amaro, em 2001. Por fim, Fernanda destacou a importância do aumento da presença feminina nas seguradoras, atualmente, ela ocupa o cargo de Diretora Executiva da BNP Paribas Cardif no Brasil.  

Dando seguimento, Renato Paiva trouxe um outro lado da cultura organizacional das empresas. Publicitário, ele abordou sobre como são criadas as comunidades dentro desse meio, e a ainda ressaltou a importância da identificação de uma marca, citando exemplos clássicos como a fabricante de motos “Harley-Davidson”, na consolidação no mercado em geral. Por último, contou sobre sua experiência na Webedia Portugal, relatando as principais diferenças do mercado publicitário nacional com o da Europa. Já Emanuel Spyber, contou brevemente como a automação digital é importante no mundo corporativo e que sua estratégia precisa estar alinhada com a cultura da empresa. Atualmente, ele é diretor de estratégia da empresa Vibra Digital, do Grupo Bandeirantes.   

Antes do final do diálogo, abordamos os alunos Cesar e Ana Clara, respectivamente do 6º semestre de Publicidade e Propaganda, eles contaram sobre a experiência adquirida na semana acadêmica e quais suas impressões sobre o evento realizado na noite em questão: 

“Estamos acompanhando desde segunda-feira, na qual o evento foi presencial e o de terça-feira de maneira remota. Tem sido muito importante acompanhar de pertinho e conhecer ainda mais sobre o mundo da Publicidade. Essa interação dos palestrantes com o público tem sido muito rica, nos sentimos em uma conversa informal e hoje essa palestra com os patrocinadores foi brilhante, a história dos quatro e como elas estão ligadas a uma cultura moderna e globalizada”. 

Com os devidos agradecimentos do professor Pelicer aos palestrantes, o evento terminou e se deu início ao evento mais aguardado da noite: o sorteio dos óculos 3D.

CEO da Pertalks, Luis Quadros | Foto: Victor Costa/AICOM

Na saída, o CEO Luis Quadros nos detalhou como funciona o app da Pertalks: “a ideia do app é interagir socialmente, de maneira presencial. Conectamos pessoas que queiram compartilhar seus conhecimentos e interesses ou simplesmente, praticar uma conversa em outra língua. Tudo isso num local atual, seja em um bar, restaurante, evento, hotel ou qualquer outro lugar que fizerem check-in pelo aplicativo. Equilibrar a interação social digital com o contato humano real é essencial para uma vida social saudável”.  

[1] Aluno do curso de Jornalismo da FMU I FIAM-FAAM, estagiário da AICOM 

[2] Professor do curso de Jornalismo da FMU I FIAM-FAAM, supervisor de estágios da AICOM