Djalma Albuquerque mostrou como design e jornalismo se relacionam na hora da produção de notícias
Reportagem: Guilherme Miranda [1]
Supervisão: Professor Gean Gonçalves [2]
Na manhã do dia 24 de abril, (quarta-feira), como parte das Semana Acadêmicas de Jornalismo e Relações e de Design e Moda, alunos da FMU | FIAM FAAM acompanharam no campus Vila Mariana uma palestra sobre design digital e jornalismo realizada por Djalma Albuquerque, produtor artístico, de design e VFX da TV Globo.
Djalma, que já trabalhou na trabalhou na FMU por cinco anos, é formado em jornalismo, mas trabalha como designer na TV Globo há 39 anos, nove na programação e 30 na parte de computação gráfica.
Na palestra que durou cerca de duas horas, foi realizado um estudo de caso da identidade visual do Jornal Hora Um, Jornal Hoje e do Jornal da Globo, mostrando como o design e o jornalismo se misturam na hora de apresentar uma notícia.
*Fotos: Reprodução/Facebook/TV Globo
Djalma destacou que as duas áreas precisam trabalhar em conjunto para a criação de uma matéria. “O design ajuda a criar a história, mas o jornalista é quem vai contar e usa o design em favor de sintetizar a informação. O jornalista tem que entender o timing do design. É importante trazer o designer no começo do processo de construção de uma matéria, porque a pessoa do Design precisa de uma base para ter tempo de fazer uma arte que ajude a apresentar notícia da melhor forma”.
Alunos de outros cursos também marcaram presença na apresentação. “Por mais que essa não seja exatamente a minha área, essa palestra contribuiu para a minha opinião sobre o que é o design não só dentro da Rede Globo, como no jornalismo, na importância disso no cenário televisivo e como essa informação chega para a gente. A gente consome, mas em nenhum momento a gente pensa em como é feita toda essa produção”, afirma Taís Belo, do curso de Produção Audiovisual.
Em depoimento para a AICOM, Djalma agradeceu o convite e a participação dos alunos. “Vim fazer a palestra aqui na FMU com uma turma bem comprometida, bem heterogênea, de jornalistas e designers. O papo foi muito rico, a gente conseguiu falar dessa intersecção, a turma estava bem concentrada, participou bastante da apresentação, foi uma manhã muito produtiva. Eu torço para que essa palestra tenha aberto os olhos, dado luz no caminho de vários jovens que estão na parte da comunicação”.
[1] Aluno do curso de Jornalismo da FMU | FIAM FAAM, estagiário AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo da FMU | FIAM FAAM, supervisor de estágios AICOM