Confira como foi a premiação que homenageou os melhores trabalhos feitos em disciplinas do 2º semestre de 2023
Reportagem: Bruna Margo [1] e Sara Hastenreiter [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3]
Aconteceu, no dia 22 de abril, a 2ª edição do Prêmio Valoriza de Jornalismo e Relações Públicas, iniciativa que visa premiar os melhores trabalhos práticos de estudantes desenvolvidos nas disciplinas dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas.
O evento foi aberto pelo coordenador do curso, o professor Wiliam Pianco dos Santos, que apresentou o convidado da noite, o jornalista Fernando Mitre, da TV Bandeirantes. Em palestra, o jornalista compartilhou com os estudantes diversas experiências de seus mais de 60 anos de atividade, além de detalhes sobre a produção de sua recente o livro “Debate na Veia”, que retrata as memórias do jornalista que é responsável por grandes momentos da política brasileira – os debates televisivos.
“Jornalismo político é fundamental. A política é muito complicada. Ela tem uma lógica própria, é sempre um desafio, mas é um desafio interessante. E o jornalismo no Brasil foi muito importante na evolução política do País, principalmente nos últimos anos”, destacou Mitre em conversa com uma aluna sobre a importância do jornalismo político para a democracia brasileira.
O professor Wiliam Pianco, enfatizou a relevância de trazer grandes nomes do mercado para dentro da faculdade. “A participação do Fernando Mitre, que prestigia a nossa segunda edição do Prêmio Valoriza, tem um peso ainda maior. Mitre é um profissional que está na ativa à frente do jornalismo da TV Bandeirantes há 60 anos e que acompanhou uma evolução tremenda do jornalismo no Brasil ao longo de 6 décadas”.
A palestra também contou com a presença do Reitor da FMU|FIAMFAAM, Ricardo Ponsirenas, que compartilhou suas expectativas em relação à parceria com a TV Bandeirantes e aos próximos planos. “Conversamos um pouco com Fernando Mitre sobre a possibilidade de contribuir não só com o jornalismo, mas também com a integração do jornalismo com outros cursos na instituição”.
Após a conferência, foi dado início a 2ª edição do Prêmio Valoriza. Neste ano, os ganhadores de suas respectivas categorias foram presenteados com um ingresso para a exposição “Smart-lights: luzes inteligentes”, no Farol Santander. Além das 4h complementares concedidas a todos os alunos participantes. Os agradecimentos da noite são dedicados a equipe de Comunicação e Marketing do Centro Universitário FMU/FIAM FAAM, a AICOM – Agência Integrada de Comunicação FMU/FIAM FAAM e aos professores Rodrigo Kiko e Isabella Goulart, do curso de Artes Visuais.
Seguindo sendo apresentados pelo professor Gean Gonçalves, Sancler Ebert e Sandro Pontes a composição do júri foi formado por renomados nomes: Cinthia Gomes, jornalista e assessora parlamentar da Deputada Federal Erika Hilton; Eraldo Carneiro, consultor de comunicação, reputação e propósito estratégico; Isabela Scarioli, relações-públicas e consultora da BH Press Comunicação; Joyce Cury, educadora de fotografia no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias; José Ilton Porto, jornalista e pesquisador de gênero, sexualidade e comunicação na USP; Keynayanna Fortaleza, professora e especialista em comunicação corporativa e emplover branding; Leslie Diorio, consultora em sustentabilidade na Report Sustentabilidade; Luiza Bodenmüller, jornalista e consultora de comunicação do Insper e Vanessa Scalei, jornalista e head de Conteúdo na Agência Canarinho.
Ao final da premiação, houve um bate-papo e parabenização com alguns alunos vencedores. O primeiro da noite foi o estudante de jornalismo Caio Cervera, que após ser questionado sobre a motivação dos alunos a produzirem trabalhos de maior qualidade, na esperança de serem premiados em alguma categoria, comenta que o Valoriza é um reconhecimento para aqueles que se entregaram em seus trabalhos, que buscam excelência e são “recompensados” por isso, mas ele não pode ser a única razão pela qual os alunos se esforcem durante os semestres.
“Se não houver uma verdadeira vontade de aprender sobre aquela matéria, uma boa conexão com o professor, independentemente de ter a oportunidade de concorrer ao prêmio, os alunos não serão capazes de fazer trabalhos de ótima qualidade”, reforça Caio.
A aluna do sexto semestre de Relações Públicas, Gabriela Jungbluth enfatiza a grande palestra da noite e comenta sobre a sensação de ter ganho, juntamente de seu grupo: “Recebemos com muito orgulho e trouxe uma imensa sensação de recompensa por todo o nosso esforço nas entregas. É o tipo de premiação que nos motiva a manter a dedicação em alta para mais conquistas!”
Na finalização da noite de palestras e premiações, Camila Vilas Boas, ganhadora da categoria Documentário Jornalístico na 1ª edição e em Produção em Jornalismo Digital na 2ª edição disse que agora seu foco é concorrer a categoria TCC em Jornalismo na 3ª edição do Prêmio Valoriza. “Esse é um trabalho em que eu pude me dedicar ainda mais e levar 3 de 3 seria uma honra.”
Efetue o download das fotos da 2ª edição do Prêmio Valoriza de Jornalismo e Relações Públicas:
Clique aqui e faça o download.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[3] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM