5° Edição da Mostra Virtual de Talentos apresenta trabalhos de extensão, arte e cultura dos cursos da FMU e da FIAM
Reportagem: Taise Magalhães [1]
Supervisão: prof. Gean Gonçalves [2]
No dia 21 de março, a comunidade acadêmica da FMU e da FIAM assistiu a 5ª Mostra Virtual de Talentos. O evento somou cerca de 400 alunos participando simultaneamente da live de apresentação dos trabalhos artísticos e culturais proporcionados pelos cursos aos estudantes. O número de participantes foi significativa, com 250 projetos no último ano, segundo a professora Rogéria Ventura, líder de extensão e responsabilidade socioambiental.
A professora Denise Marchesoni iniciou a transmissão explicando que a Mostra Virtual de Talentos é um projeto artístico cultural que nasceu em 2020 no início da pandemia. “O intuito dessa atividade que a faculdade proporciona é a conexão das pessoas, o bem-estar, e trazer uma melhoria na saúde mental, principalmente, naquele momento em que não se havia a possibilidade de encontros presenciais, pois havia um isolamento por questão de saúde pública”.
Bem-sucedida a atividade já se dirige para a sua 6° edição. O edital para que os projetos possam ser enviados será aberto no dia 30 de maio e se encerra três meses depois, no dia 30 de agosto. A mediadora da apresentação professora Rogéria Ventura, fez um convite especial para que todo o corpo docente participe e revele talentos, seja através de fotografia, poema, música ou vídeo.
“A mostra de talentos é um lugar de expressão, onde os alunos podem usar da sua criatividade e dos seus mais variados talentos para falar através da arte”. Rogéria faz um convite para que os docentes possam expandir os seus conhecimentos sobre a gama de atividades oferecidas pela faculdade para que durante a realização haja uma visão ampliada sobre o mundo e orienta que a mostra virtual é um ótimo lugar para a expressão.
A live ainda contou com a participação dos líderes de extensão e Núcleos de Estudos (NERA, NUGE, NEMA e NUDA) dos centros universitários que falaram a respeito das expressões artísticas e apresentaram alguns trabalhos feitos pelos alunos dos cursos participantes de cada escola. O professor Luiz Roberto de Almeida fez um convite para que os alunos possam também participar da Cinemateca, relata ainda que dentro dessas atividades há uma reflexão crítica de assuntos que são cotidianos e que são debatidos pelos seus participantes.
Já a professora Mariana Almeida, de Direito, relatou que “o Direito é uma carreira extremamente formal, é lidar constantemente com leis e com normas, onde muitas vezes não é possível se expressar”. Mas que a arte é um cuidado de si. É preciso fazer atividades que muitas vezes podem parecer não ter o retorno de valores, mas que contribuem para um bem-estar social.
Confira como foi a Mostra de Talentos:
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM