Curso de Jornalismo recebe Rodrigo Ratier para debater os desafios da cobertura do jornalismo de educação
Reportagem: Julia Gandra e Wendy Gomes [1]
Supervisão: Professor Gean Gonçalves [2]
No último dia 13 de março, o auditório Ulysses Guimarães da FIAM recebeu o professor e jornalista Rodrigo Ratier para participar da aula magna e debater os desafios do Jornalismo de educação. Vem ficar por dentro de tudo o que rolou.
Rodrigo é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA- USP e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Além disso, o professor é o cocriador do curso online contra notícias falsas chamado Vaza, Falsiane.
Durante a aula, Rodrigo falou da importância do jornalismo de educação e como o segmento desempenha um papel fundamental na sociedade por informar sobre políticas educacionais, que muitos ainda não conhecem, além de ser uma porta aberta para surgir inovações pedagógicas e, até mesmo, questões de acesso à educação no Brasil. Além disso, para complementar a aula, o palestrante trouxe histórias e experiências, principalmente sobre o trabalho que realizou na revista Nova Escola.
Na etapa de diálogo com a plateia, o egresso Felipe Rico, que no TCC dele trouxe o tema do Jornalismo de Educação, foi o responsável pelas primeiras perguntas da noite. Entre seus questionamentos, o recém-formado tratou das orientações para a cobertura de massacres em escolas.
Conversamos com o aluno Pedro França, do curso de Jornalismo, que acompanhou a aula magna. Apesar do Pedro já saber por qual editoria quer seguir no mercado jornalístico, ele nos disse que debater o tema do jornalismo de educação foi importante para “abrir os olhos e a mente, em relação a caminhos que talvez nunca tenhamos pensado”.
A área da educação no Jornalismo tem uma cobertura muito deficiente no Brasil, o que torna o tema extremamente relevante e novo para os alunos da instituição de ensino. Consequentemente, a aula magna despertou o interesse dos presentes e resultou em perguntas relevantes e uma participação ativa por parte dos discentes.
O aluno de Jornalismo, ainda ressaltou, que durante a aula o tema fake news foi bastante discutido já que o professor Rodrigo Ratier é uma referência jornalística no combate à desinformação. “É fundamental que os jornalistas tenham uma visão ampla das situações, e consigam furar a sua própria bolha, dessa forma o combate às fake news, acredito eu, será mais efetivo a cada dia”, afirmou o estudante.
A aula magna para os alunos do Curso de Jornalismo – e quem mais estava interessado – deste semestre, foi considerada um sucesso pelos presentes. Quem participou, pode contar ainda com mais 4 horas de Atividade Complementar concluídas.
[1] Estudantes do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiárias AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM