Além das aulas: atividades complementares moldam uma formação universitária completa e preparada para os desafios de uma carreira profissional
Reportagem: Sara Hastenreiter [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
As Atividades Complementares, como são conhecidas, são realizadas além das disciplinas obrigatórias dos cursos. Elas são uma parte integrante do currículo acadêmico, embora não façam parte diretamente do conteúdo programático das disciplinas. A finalidade das Atividades Complementares dentro do contexto acadêmico é proporcionar aos estudantes oportunidades adicionais de aprendizado e desenvolvimento pessoal, que complementam sua formação profissional.
O professor Luiz Roberto de Almeida, da Escola de Negócios da FMU, responsável por parte da agenda de eventos de extensão e responsabilidade socioambiental, acrescenta que elas têm como benefício o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais, a ampliação da rede de contatos profissionais e o desenvolvimento de uma perspectiva global sobre o mercado de trabalho.
“Sendo essas atividades uma possibilidade de ingresso em estágios, empregos e parcerias futuras, além de ajudar na construção de um portfólio diversificado, o que é altamente valorizado pelas empresas”, complementa Almeida.
Segundo às Coordenações de Curso, existem diretrizes e critérios pré-estabelecidos pela instituição para a realização e validação das Atividades Complementares. A FMU e a FIAM contam com um manual que especifica os tipos de atividades que podem ser consideradas como complementares durante a graduação, os quais incluem: filmes, exposições, teatro, cursos (presenciais e/ou a distância), participação em eventos, palestras e trabalhos voluntários, desde que, relacionados à área do curso.
O professor Almeida cita também os desafios mais comuns enfrentados pelos estudantes ao buscar realizar as atividades durante a graduação: “Incluem a dificuldade em conciliar a carga horária das atividades complementares com as obrigações acadêmicas e outras obrigações pessoais e profissionais. Além disso, pode haver uma percepção de que essas atividades são menos importantes que o conteúdo formal do curso, levando a uma menor priorização”. No entanto, é essencial perceber que elas contribuem para a carga horária mínima estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação), sendo igualmente relevantes.
Como professor, ele ressalta que a estratégia eficaz para aproveitamento dessas atividades é fornecer orientação e suporte para a seleção de atividades alinhadas aos interesses e objetivos de carreira dos estudantes, além de promover parcerias com organizações externas para criar mais oportunidades.
Em resumo, as atividades complementares visam ampliar os horizontes dos estudantes, promover o desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe, comunicação e empreendedorismo, além de favorecer a construção de uma visão mais abrangente e crítica sobre sua área de estudo. Essas experiências podem ser valiosas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para uma formação mais completa e qualificada.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM