Valeria-Lopes

Palestrante trata de avaliação e mensuração de resultados de projetos de Relações Públicas

Tema fundamental e desafiador para todos os profissionais da área foi proferido pela professora Valéria de Siqueira Castro Lopes

Texto de Ingrid de Oliveira Araújo [1] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

No dia 23 de novembro, no Auditório Nelson Carneiro, às 19h, ocorreu a palestra da professora Valéria de Siqueira Castro Lopes, a convite do professor Sandro Pontes, do curso de Relações Públicas, sobre Avaliação e Mensuração de Resultados. A ação foi mediada pelo docente e também pelo coordenador Wiliam Pianco. 

Lopes atua como docente dos Cursos de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes e da Faculdade Cásper Líbero, bem como nos Cursos de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP, Gestão de Negócios e Gestão de Marketing da Esalq-USP. Além disso, é pesquisadora e consultora do tema. 

A palestra começou com uma dinâmica de aquecimento pelo Kahoot onde eram feitas perguntas sobre diversos assuntos. Um exemplo foi a altura da ex-modelo Gisele Bündchen. Entre as estratégias usadas pelos alunos foi imaginar ela ao lado e no final da dinâmica ela explicou que a estratégia seria usar um critério estabelecido em que se pode estabelecer desde o início. 

A professora começou explicando que a mensuração é uma função a ser exercida pela comunicação e é preciso ter clareza disso. Essa finalidade atende o planejamento da área junto à gestão do negócio. Entre as barreiras profissionais para tal ação, segundo a docente, estão a comunicação lidar com resultados intangíveis, a falta de conhecimento metodológico, a aversão científica, a falta de tempo e de pessoal. 

Ela explicou que a mensuração na literatura acadêmica possui um consenso de que deve estar na fase inerente ao planejamento estratégico de comunicação. Tem como objetivo traduzir o alcance da comunicação, sua eficácia, e auxiliar na recondução do processo de planejamento com a avaliação e demonstração dos resultados obtidos. 

Por fim, Lopes diferenciou o que seria eficácia, que está voltada ao alcance dos resultados pretendidos, do que é eficiência, que é basicamente a execução de uma tarefa de maneira adequada, com uma relação satisfatória entre custos e benefícios. No fim do evento, notou-se que todos saíram muito satisfeitos com a reflexão proposta.

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM 

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM