Coordenador do curso comenta resultado e avalia caminhos para excelência acadêmica
Reportagem: Linda Bee [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
Em 2022, o curso de Jornalismo do FIAM FAAM Centro Universitário, em conjunto com outros bacharelados em Jornalismo pelo país, passou pela avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Os resultados da avaliação foram divulgados em 31 de outubro de 2023.
O curso de Jornalismo da nossa IES subiu de posição entre os estudantes do campus Morumbi, o conceito foi de 2 para 3, e se manteve o conceito 3 da avaliação anterior junto aos estudantes do campus Liberdade.
O Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
O conceito 3 representa uma avaliação positiva e de equivalência com a maior parte dos cursos no país. Sendo assim, o professor Wiliam Pianco dos Santos, coordenador do curso, conversou com a AICOM para comentar o resultado obtido.
AICOM: Quais são os principais fatores que podem ter contribuído para o conceito que o curso obteve no ENADE 2022?
Wiliam Pianco: Vale a pena a gente dar um passinho atrás e observarmos o percurso que nós atravessamos recentemente. Então nós passamos por uma avaliação do ENADE, que é o Exame Nacional do Desempenho de Estudantes, que foi realizado em 2022, e a nota saiu agora em 2023, no segundo semestre. É a nota 3. É interessante a gente observar que, na verdade, é uma dupla nota 3, porque nós tivemos uma avaliação que contemplou os 2 campi que nós tínhamos naquele momento, o Morumbi e a Liberdade. No Morumbi nós havíamos tido uma nota 2 em 2018 e passamos para 3. Na Liberdade, nós mantivemos a nossa nota 3, então acho que o nosso principal desafio é olharmos para essa nota 3 como uma nota sólida. Podemos agora almejar a nota 4, melhorando os índices de desempenho, que são específicos para cada questão que nós respondemos no questionário de 2022.
AICOM: Então, é importante orientar todos os outros alunos que a participação deles na prova é muito importante, né?
Wiliam Pianco: Exatamente! Voltando à sua pergunta inicial, esse também é um desafio importante para nós. O ENADE, como instrumento não avalia só o curso, por meio do conhecimento dos estudantes concluintes, avalia também o currículo daqueles que estão se formando. Então, pensemos juntos a esse respeito, quanto maior a nossa nota no ENADE, maior vai ser o valor positivo associado ao nosso currículo. Então, de alguma forma, nós também melhoramos a nossa imagem pública. Quando nós entramos no mercado de trabalho, é importante salientar isso para os estudantes, a visão que as pessoas têm da qualidade da nossa formação, de ser de faculdade X ou Y, também vem do resultado do ENADE. Para o próximo ciclo, temos como meta, a melhoria contínua.
AICOM: Como o feedback dos alunos é utilizado para melhorar o currículo e a qualidade do ensino?
Wiliam Pianco: Ah! essa é uma excelente pergunta! Lá no ENADE, antes dos alunos realizarem a prova dentro do ciclo de avaliação, eles respondem não só aos questionamentos específicos sobre jornalismo, mas eles respondem o Questionário do Estudante, instrumento que nos possibilita perceber a visão de cada estudante sobre a formação que obteve. Também existem perguntas sobre a percepção da prova. Uma das questões é voltada justamente a valorização do ENADE. “O que os motivou a realizar aquela prova?”, “se sentiram motivados, sim ou não?”. Então olhar esse questionário é muito interessante. Nós vamos observar que neste último ciclo, nós tivemos aproximadamente 25% dos estudantes dizendo que não se sentiam motivados para essa avaliação. Esse número pode ser um pouco preocupante no primeiro olhar, mas se nós observarmos com atenção, nós vamos entender que 75% se sentiram motivados, então agora a gente tem que tomar como meta mirar nesses 25% que não se sentiram estimulados e trabalharmos com eles. Com relação à relevância do ENADE para o currículo de todos nós.
AICOM: Nós sabemos que muitas pessoas quando vão buscar um lugar para iniciar seus estudos, eles observam o resultado que as instituições de ensino tiveram no MEC. Quais são os próximos passos para aprimorar nossa excelência acadêmica?
Wiliam Pianco: Muitos estudantes almejam uma universidade pública, mas outros acabam migrando ou optando pelo ensino superior privado, escolhendo a partir daquelas que o melhor reconhecimento no mercado e também desempenho no ENADE. Ele é uma boa métrica para aqueles que estão escolhendo a instituição que vão seguir, que vão estudar. Um ponto importante a se destacar é a matriz curricular, muitos levam em consideração. Eu diria que é interessante a gente pensar que eles não são estáticos, são sempre móveis. Se adapta para aquilo que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais. Por exemplo, há 4 anos não se falava em ChatGPT e inteligência artificial generativa como estamos falando no cotidiano presente. Sendo um pouco mais objetivo na resposta. Vamos olhar, a partir de agora, para o resultado do ENADE, quais foram os conteúdos mais desafiadores para os nossos alunos. Em cima disso, vamos trabalhar no aprimoramento da matriz que nós temos e propor atualizações para o próximo ciclo avaliativo, que deve ocorrer para os estudantes concluintes de 2025. As melhorias provenientes do ENADE visam todos, não somente para aqueles que vão realizar a próxima prova.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM