26ª edição do Prêmio Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia premiou destaques da mídia especializada em divulgar a gastronomia paulistana
Reportagem: Camila Vilas Boas [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
Os cursos de Gastronomia, Produção Audiovisual e Produção Multimídia da FMU FIAM-FAAM estiveram presentes na premiação “Troféu São Paulo, Capital Mundial da Gastronomia”, que aconteceu no dia 27 de novembro, concorrendo na categoria “Trabalhos acadêmicos” com o livro “Receitas do mundo sabores daqui”. O evento, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, também foi transmitido através do Youtube.
O troféu, que está em sua 26ª edição, reconhece e premia as melhores publicações gastronômicas especializadas, englobando trabalhos jornalísticos, revistas, programas da mídia eletrônica, fotos, trabalhos acadêmicos e aplicativos. A premiação foi criada pelos Decretos Legislativos n. 81/1997 e 16/2002 e alterados pelos Decretos Legislativos n. 91/2019 e 32/2023, que tem como objetivo difundir o turismo em São Paulo, levando a cidade a ser reconhecida como uma capital mundial gastronômica, tal como Paris, Nova York, Roma e outras.
Nesta edição 13 categorias foram premiadas com o reconhecimento público da Câmara Municipal, por meio da entrega de Salva de Prata e homenagem aos mais bem inscritos nas categorias. Na abertura da cerimônia, parte dos integrantes da comissão julgadora, enfatizaram a relevância do prêmio, tanto por seu extenso tempo de criação quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados.
Estiveram presentes o vereador Sansão Pereira, que também presidiu a sessão, Miriam Petrone, presidente da ABRAJET (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo), Wagner Farias presidente da AJORB (Associação de Jornais e Revistas de Bairro), Guta Chaves, jornalista gastronômica e representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Observatório de Gastronomia, Aline Cardoso.
A produção do livro só foi possível graças à parceria do curso de Gastronomia com os demais cursos da FIAM FAAM. O grupo responsável pelos registros fotográficos que aparecem no livro é formado por alunos e alunas dos cursos de Produção Audiovisual e Produção Multimídia. Os estudantes também ficaram responsáveis pela concepção artística, captação de imagens, curadoria de fotos, pós-produção e diagramação do livro.
Carla Christiani, professora que coordenou os alunos responsáveis pelas fotografias, explica como foram feitas as imagens: “Montamos uma espécie de estúdio em uma das cozinhas de Gastronomia, ajudou porque montamos a luz e ganhamos liberdade para fotografar”.
O projeto reuniu cerca de 85 alunos, entre as turmas da manhã e da noite. “Foi maravilhoso participar desse projeto, foi uma experiência única poder acompanhar meus alunos e a montagem dos pratos pelos professores e alunos do curso de gastronomia. Agradeço a professora Isabella Goulart [coordenadora dos cursos de Prod. Multimídia e Prod. Audiovisual) pela oportunidade, foi sensacional conduzir esse projeto integrado”.
A produção do livro, que levou cerca de um semestre, começou com reuniões para definir o calendário de trabalhos, o registro do processo de produção e finalização dos pratos teve início em setembro e a diagramação da publicação aconteceu em dezembro de 2022.
Christiani comemorou a participação no prêmio: “Fiquei muito feliz com a indicação do nosso livro ao prêmio. De alguma forma somos vencedores e vencedoras, foi muito gratificante viver essa experiência”.
É possível conferir uma parte dos registros feitos durante o período da produção do livro por meio da conta do projeto no Instagram @domundoaqui. Também é possível conhecer um pouco do processo de criação dos alunos através de vídeos no perfil da professora Carla Christiani, como nesse reels.
A obra completa está disponível aqui:
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM