tv_tupi_estreia_capa_widelg

Universo televisivo em foco: 7 séries e filmes que esmiúçam os bastidores da TV

Reportagem de Camila Pazini [1] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

O universo da televisão tem sido uma fonte constante de inspiração para a sétima arte, desde os clássicos programas de TV que revelam personalidades cativantes e reais até produções ficcionais que oferecem vislumbres dos bastidores desse fascinante ofício. As criações cinematográficas não se limitam a um único gênero, abrangendo desde comédias, como talk shows e programas de auditório, até narrativas que exploram os bastidores de um jornal de notícias focado no hard news.  

Intrigas, superações pessoais, competição acirrada pela audiência, os bastidores do funcionamento de um noticiário e a presença constante do sensacionalismo – esses elementos são apenas algumas das facetas exploradas nessas produções.  

Rede de Intrigas (1976) 

Foto: reprodução/ Papo de Cinema 

Dirigido por Sidney Lumet, o clássico longa-metragem Rede de Intrigas é uma sátira ao capitalismo e à indústria televisiva, onde a máxima é ‘’vale tudo por dinheiro’’. Os valores éticos e morais desmoronam em meio à competição voraz por audiência, traçando um retrato impactante do declínio moral em prol do sucesso televisivo. 

A trama segue o âncora Howard Beale, provocando uma reflexão profunda sobre o etarismo e a descartabilidade de indivíduos no mercado, independentemente de quão bem executem seu trabalho. Rede de Intrigas também oferece um olhar dos bastidores de uma grande redação de jornal, expondo os desafios e dilemas éticos enfrentados por aqueles que moldam a narrativa pública. 

O filme pode ser conferido no Apple TV.  

O Rei da TV (2022) 

Foto: reprodução/ Star+ 

Não são apenas as produções norte-americanas ou eurocêntricas que servem de inspiração para o audiovisual. A série brasileira O Rei da TV, dirigida por Marcus Baldini e roteirizada por André Barcinski, oferece um recorte sobre a vida de Silvio Santos, um homem que iniciou sua carreira como camelô e rapidamente se tornou um fenômeno nacional, graças à sua excelente oratória e carisma inabalável. O roteiro aborda as diversas facetas do apresentador, desde sua atenção aos funcionários até seu lado explosivo e autocentrado. 

As duas temporadas podem ser assistidas no Star+.  

Um Dia Lindo na Vizinhança (2019) 

Foto: reprodução/ Canaltech 

Marielle Heller constrói um olhar sensível sobre um dos maiores apresentadores de programas televisivos infanto-juvenis dos Estados Unidos, Fred Rogers, no longa-metragem Um Lindo Dia na Vizinhança. O filme, lançado em 2019, não é uma típica biografia, mas uma narrativa que destaca o impacto positivo de Rogers na vida das pessoas ao redor dele.  

Estrelado por Tom Hanks, o apresentador é retratado de forma mais humana e lembrado por mensagens positivas, a empatia e compaixão que tinha com o próximo.  

O filme pode ser conferido no Prime Video.  

Hebe – A Estrela do Brasil (2019) 

Foto: reprodução/ Fábio Rocha 

Hebe Camargo, uma das figuras mais marcantes da televisão brasileira, recebeu também uma homenagem biográfica dirigida por Maurício Farias. Reconhecida como uma das maiores apresentadoras do país, a cinebiografia não apenas proporciona uma visão íntima da vida pessoal de Hebe, que é interpretada por Andréa Beltrão, mas também enfatiza seu papel fundamental na evolução da televisão no Brasil. Comprometida com a autenticidade, Hebe deixou uma influência duradoura na cultura brasileira, moldando o cenário televisivo com seu carisma e originalidade. 

O filme pode ser conferido no Prime Video. 

The Newsroom (2012) 

Foto: reprodução/ Veja 

Em Newsroom, Aaron Sorkin criou uma equipe de jornal de televisão fictícia para expor as questões éticas e dilemas profissionais em um período de transição. Will McAvoy, que é interpretado por Jeff Daniels, se vê forçado a deixar o seu posto de âncora por um tempo. Quando retorna, as coisas não são mais as mesmas e ele tem que se adaptar as mudanças. Um dos diferenciais da série é que mesmo sendo ficção, aborda de forma crítica questões pertinentes tanto no mundo da política quanto no universo jornalístico.  

A série pode ser conferida no HBO Max.  

UnReal (2015) 

Foto: reprodução/ CinePop 

Reality shows são polêmicos exatamente por exporem os conflitos éticos e culturais da sociedade ao colocar um monte de pessoas com opiniões variadas sob o mesmo teto. Além disso, a manipulação de fatos e situações exigida pela produção levanta questões sobre a autenticidade desses programas. 

É com esse gancho que gira a narrativa de UnReal, série fictícia que expõe os bastidores caóticos de um reality show de relacionamento e endossam que a forma com que são editados e produzidos distorce a realidade em prol do entretenimento.  

A série não está em nenhum streaming, mas dá para encontrá-la pela internet.  

O Show de Truman (1998) 

Foto: reprodução/ CinePop 

Por último e não menos importante, um dos clássicos da sétima arte: O Show de Truman. Aqui Jim Carrey interpreta Truman, que não se dá conta que involuntariamente sua vida virou um programa de TV. A frente de seu tempo, o longa que foi lançado quase na virada do século passado, já refletia sobre a vida moderna, a influência da mídia e sobre a exposição pública.  

O filme pode ser conferido no Prime Video.  

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM