Empreendedoras

Mulheres empreendedoras: evento debate o “salto alto” para o sucesso

Reportagem: Gabriel Felicio

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves

Em comemoração aos 55 anos da FMU e no Dia Internacional da Mulher Empreendedora, celebrado em 14 de novembro, a instituição realizou um evento com mulheres que contou com a presença de Camila Gomes (Sebrae -SP), Alexandre Gioso (Ciesp), Dominique Lima (Associação Comercial de SP e CMEC – Conselho da Mulher Empreendera e Cultura) e Érica Camargo (Natura). 

A roda de conversa abordou diversos temas atuais, como por exemplo, a sociedade patriarcal e como a mulher ainda tem dificuldades em acessar cargos de gestão, e como o preconceito reforça esse lugar. Alexandra reforçou que na indústria essa ideia ainda permanece, e que foi difícil mudá-la. “Estamos começando a caminhar em passos lentos”. Ela comenta que o setor industrial olhava apenas para ela e que todos trabalhavam em conjunto desde o operacional até o comercial e por muitas vezes as mulheres não eram inclusas nos projetos. 

Ao longo da conversa Camila abordou que o nosso país é bem diverso e que a atividade de empreender é muito comum, mulheres empreendem por diversos motivos, desde a perda de um emprego até mesmo como hobby. Com tantas empresas sendo criadas, o Sebrae as apoia de diversas formas, oferecendo cursos de capacitação direcionados as mulheres, como o Sebrae Delas

Já Dominique disse que temos que ter cuidado e atenção com estas mulheres, pois essa é a principal parte de um negócio. “Se a cabeça da empresária não vai bem, seu negócio não vai bem”, outro ponto destacado por ela é, a maior metrópole do país não corresponde ao maior número de mulheres empreendedoras, ao invés de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza ocupam esse lugar. 

Por fim, quando perguntadas sobre o que poderia mudar, foi dito que precisaríamos adotar leis que melhorassem a garantia de direitos para as mulheres, implementar conselhos e divulgá-los nas mídias, na internet e nos grandes veículos de comunicação.  

Confira como foi a roda de conversa: 

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiário AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM