palestra Mayara - 09.11

Egressa de Jornalismo volta à FIAM para falar sobre comunicação digital

Reportagem: Ana Carolina de Oliveira Moura [1]

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] 

A jornalista Mayara Abdala, formada pela FIAM FAAM, e atualmente especialista em marketing digital, planejamento de conteúdo e gestão de redes, iniciou na comunicação há 6 anos, quando começou a trabalhar como social media em uma agência de modelos e hoje ela coordena uma equipe de marketing digital. Em 9 de novembro, ela retornou à FIAM-FAAM para conversar com os atuais estudantes sobre comunicação digital. 

No começo da palestra, Mayara trouxe o conceito do que é comunicação digital. “É uma troca de informações, de mensagens e de conteúdo pelos meios digitais e quando pensamos no digital vem, primeiramente, as redes sociais como Instagram e Tiktok, mas na realidade tudo que está na navegação pela internet é uma comunicação digital, como, por exemplo, as videochamadas”. 

Ela também dialogou sobre a humanização no marketing digital e citou o papel dos influenciadores, porque sem a identificação do público o influenciador não consegue criar conexão e nem conectar as marcas com o público.  

Abdala apresentou a importância de ter estratégias para um bom gerenciamento de crise e de como ter uma boa estratégia é um desafio porque em casos de gestão de crise, é preciso resolver o problema, mas também solucionar a repercussão negativa internamente e externamente, junto às pessoas que comentaram a questão. Entre os tópicos da palestra, ela também comentou sobre o impacto da LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados) na comunicação digital.  

Mayara expôs um exemplo de como lidar com a comunicação com um cliente de logística. Entre os passos mencionados, ela acentuou a importância de compreender as necessidades do cliente, quem é o público que ele quer atingir e aonde ele quer chegar. 

“Existe uma ética e precisamos lidar com questões próprias da internet. O ideal seria ser imparcial, mas é preciso ter compromisso ao trabalhar na internet, é preciso ter muito mais zelo porque em muitas etapas você está lidando com um potencial cliente e o que seu cliente pode desejar é diferente daquilo que você entendeu”. 

Quando questionada sobre como ela enxerga o futuro da comunicação, Mayara responde que nós achamos que a comunicação digital já está em seu auge, mas que na realidade estamos perdidos e que não temos ideia de onde vamos chegar. “A comunicação digital vai crescer de uma forma que teremos que tomar cuidado para não automatizar a nossa própria vida”, alertou.

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM