Crédito: Pedro França/Agência Senado

Observatório fiscaliza discursos do governo federal e recepção da sociedade

Em entrevista para a AICOM, dois participantes do OcupaBR falaram um pouco sobre o funcionamento do projeto do curso de Relações Públicas 

Reportagem de Camila Pazini [1] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

Segundo as teorias de comunicação, a convergência midiática deu poder ao público para que este seja produtor de conteúdo. Ao mesmo tempo que isso é democrático e até progressista, dá espaço para que discursos que ferem as leis, a ética e os direitos humanos surgissem na mesma proporção. Um terreno, infelizmente, fértil para o crescimento e compartilhamento de desinformação.  

Nesses tempos se torna fundamental a fiscalização dos discursos e conteúdos compartilhados na internet, ainda mais em relação aos três poderes governamentais. Com essa premissa, o projeto comunicacional OCUPABR surge e é liderado pela professora Simone Carvalho, doutora em Ciências da Comunicação.  

Além disso, o projeto ainda analisa a contradição dos discursos, figuras públicas e influenciadores, mídias alternativas. Sempre com a intenção de identificar a mensagem por trás do que está sendo noticiado ou compartilhado.  

Em entrevista concedida à AICOM, os participantes Linda Bee e Glauco Mendes do OCUPABR contaram um pouco sobre o funcionamento e desafios do projeto na prática. 

Linda Bee (à esquerda) e Glauco Mendes (direita) / Foto: Arquivo pessoal

AICOM – Como foi o primeiro contato com o projeto?  

Glauco Mendes Recebemos um e-mail da coordenação do curso, logo fiquei interessado no projeto e no assunto, tendo o objetivo de expandir meus conhecimentos voltados para o universo político na área de comunicação. 

AICOM – Na prática, como funciona a análise desses discursos institucionais com diferentes pontos de vista da Comunicação Social? 

Linda Bee Sabemos que a análise de discursos na Comunicação Social envolve a compreensão do contexto social e político-cultural do autor. Esses recursos vão além da análise textual, considerando a estrutura discursiva, espaço e tempo. Além disso, o discurso pode ser estético, apelando para a sensibilidade do receptor dentro de um contexto específico. Acredito que utilizaremos todos esses recursos, mas nosso trabalho é realizar as análises iniciais através de textos e fotografias, etc. 

Glauco Mendes O objetivo do projeto é verificar quanto a matriz ideológica de um meio de comunicação influencia na formação da imagem do governo, e entender a correlação entre os fatos governamentais e sua repercussão em diferentes perfis.  No grupo, cada integrante analisa as postagens do atual presidente da República e do ex-presidente, bem como os principais jornais digitais que abordam a política no Brasil. Observamos a criação e disseminação de fake news, que prejudica um governo democraticamente eleito, e conhecemos as diferenças entre discursos institucionais e jornalísticos.  

AICOM – Para você, qual o maior desafio do comunicador contemporâneo nesses tempos de fake news? 

Glauco Mendes Nesse universo digital na qual estamos inseridos, recebemos um turbilhão de informações em tempo real. Acredito que como estudante devemos colocar em prática o que aprendemos na instituição de ensino, “checar antes de compartilhar”. O maior desafio mesmo é pesquisar se realmente o que está sendo publicado é de fato verdadeiro, pois existem muitos recursos de tecnologia digital que são capazes de confundir o que está sendo proposto. 

AICOM – Se tratando de identificar e fiscalizar discursos problemáticos de personalidades políticas e influentes, quais os casos mais polêmicos de análise governamental? Quais as dificuldades de lidar com esses discursos?  

Linda Bee Com essa situação de guerra no Oriente Médio, chegou ao ponto de a esquerda passar a dar atenção para as coisas que bolsonaristas estavam falando, e muitos acreditando que era verdade. Fizeram uma montagem com uma foto do Lula com um homem árabe do Hamas como se fosse o presidente do Irã e não era. Tal foto foi desmentida! A dificuldade seria ter certeza da veracidade do que está sendo citado, mediante aos fatos. 

Glauco Mendes – Cada integrante do projeto, está empenhado em analisar diariamente as postagens do atual governo e da oposição. Porém, é fundamental pesquisar e observar no contexto geral. No meu caso específico estou acompanhado as postagens do presidente e as publicações da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) do governo federal. No entanto, também observamos as postagens da oposição. Os casos mais polêmicos são as postagens da oposição. Eles são os maiores divulgadores de discursos conservadores, muitas vezes publicações fora do contexto para atacar o atual governo. Acredito que a maior dificuldade desses discursos antidemocráticos está na forma com que são divulgados, no disfarce que faz o conteúdo parecer verdadeiro, confundindo a população e criando um país ainda mais polarizado, com discursos de ódio. 

AICOM – Qual sua visão de desenvolvimento e crescimento do projeto atualmente? 

Linda Bee Poderia atingir mais alunos participantes, mas esse ano sei que somos um grupo menor. Estamos aprendendo a observar. 

Glauco Mendes No momento estamos na fase de coletar informações sobre as ideologias políticas de esquerda, direita e centro. Além disso, o coordenador do projeto traz textos para discussão e análise. Temos um cronograma pré-estabelecido e futuramente será publicado. 

AICOM – Existe algum tipo de represália? 

Glauco Mendes Observamos que existe sim, principalmente por parte da oposição ao atual governo. Líderes políticos de extrema direita ou até mesmo civis que defendem essa ideologia são os principais protagonistas, além de serem preconceituosos com causas e políticas sociais conquistadas democraticamente, eles ameaçam cidadãos comuns com discursos de ódio e preconceito. 

AICOM – Para finalizar, gostaria que vocês falassem um pouco sobre a oportunidade que o projeto oferece para estudantes de comunicação social. 

Linda BeeO projeto te coloca dentro de uma missão de olheiro, como uma rádio escuta de podcast conforme os personagens que escolheu. Te coloca em contato com as notícias, você começa a ler mais, fica mais antenado. É uma tarefa que se torna divertida. Aprendemos a respeitar pontos de vista e, principalmente, a ter uma postura mais profissional, mais imparcial. 

Glauco Mendes – Como futuro jornalista, esse projeto está sendo uma grande oportunidade de expandir meu conhecimento sobre a esfera política e social do Brasil. Considero um exercício prático para o desenvolvimento da minha carreira. Aproveito e convido todos os colegas acadêmicos para fazer parte de uma futura próxima edição.

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM