Prêmio Jovem Jornalista 4

Estudantes de jornalismo da FIAM participam do Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog

Instituto convidou estudantes da FIAM a conhecer as reportagens vencedores da 15ª edição do prêmio de Jornalismo e Direitos Humanos

Reportagem e fotografia de Maria Eduarda Carvalho [1]

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

Com o intuito de destacar e promover um jornalismo profissional, movido a pensar em pautas que investiguem a precariedade das políticas públicas brasileiras voltadas aos direitos humanos, o Instituto Vladimir Herzog realizou no dia 23 de outubro de 2023, no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, o 15° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.  

A premiação anual é voltada aos estudantes de Jornalismo de todo país. Neste ano, estudantes de Jornalismo da FIAM foram convidados a conhecer as 3 (três) propostas de pauta vencedoras da 15ª edição do prêmio. Os vencedores são de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco e puderam apresentar a versão final das reportagens produzidas a partir do tema: “Novas e velhas lutas: o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”.

Foto: Maria Eduarda/AICOM

Para assistir o evento, um grupo de estudantes da FIAM esteve presente, acompanhados pelo coordenador do curso de Jornalismo, William Pianco dos Santos, que além de prestigiar a premiação, também puderam se inspirar nos estudantes vencedores. O prêmio oferece aos participantes a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final da reportagem. Todos os anos, desde 2009, as inscrições são abertas e as três melhores propostas recebem bolsas do Instituto Vladimir Herzog e mentorias de jornalistas profissionais para a produção da reportagem proposta.

Um dos estudantes ganhadores foi Guilherme Silva dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em entrevista a AICOM, ele fala sobre o projeto do seu grupo, que teve como pauta “Órfãos do mangue: o projeto de destruição ambiental e os impactos nas comunidades pesqueiras”. 

Foto: Maria Eduarda/AICOM

A TV Cultura, uma das apoiadoras do projeto, esteve presente na cobertura do evento e entrevistou os organizadores, inclusive o presidente do Instituto, Ivo Herzog, que em sua fala explica mais detalhes da premiação: 

“Os trabalhos são de Jornalismo Investigativo, então eles [estudantes] têm o tempo de apuração, e a oportunidade de realizar um trabalho na modalidade que acreditamos que seja uma das mais vitais e estratégicas ao jornalismo e para uma nação democrática”.  

Uma das estudantes de jornalismo da FIAM, Samantha Oliveira, falou da sua experiência em participar do evento e como as reportagens em vídeo a ajudaram a ter uma nova percepção do verdadeiro papel do jornalista. Ouça a declaração da estudante: 

Foto: Maria Eduarda/AICOM

O evento foi finalizado com a entrega dos certificados e troféus aos estudantes. Também foram exibidos vídeos com mensagens especiais para cada grupo, vindas de professores e apoiadores das Universidades de cada estado. 

Confira as pautas vencedoras:

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Título da Pauta: “A Banalização do Nazismo em cidades do interior de Santa Catarina e os desafios enfrentados pela cobertura jornalística destes casos”

Professora Orientadora: Stefanie Carlan da Silveira

Estudantes: Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos

Jornalista Orientadora: Bianca Vasconcelos

Veículo: Portal Cotidiano UFSC

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica

Título da Pauta: Embaixo do quepe e acima da farda: Os efeitos do discurso de ódio na saúde mental dos PMS da Embaixada Fluminense. 

Professora Orientadora : Flora Cortês Daemon de Souza Pinto 

Estudantes : João Marcelo Silva de Souza Almeida, Hugo Henrique de Jesus e Yago José Godoy de Andrade. 

Jornalista Orientadora: Angelina Nunes 

Veículo: Canal do YouTube da UFRRJ.

  •  Universidade Federal de Pernambuco, Recife

Título da Pauta: Órfãos do Mangue: O projeto de destruição ambiental e os impactos nas comunidades pesqueiras. 

Professora Orientadora: Adriana Maria Andrade de Santana 

Estudantes: Laysa Vitória Alves de Andrade, Letícia Maria Barbosa e Guilherme Silva dos Santos 

Jornalista orientador: Paulo Oliveira 

Veículo: TV Universitária Recife

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM