Confira a lista de longas-metragens e séries, que vão desde comédias até suspenses, para ver e entender mais sobre o dia a dia da profissão em uma agência publicitária
Reportagem: Gabriele Marques
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves
A vida de um publicitário é repleta de desafios, inspirações e reviravoltas, assim como nos longas-metragens. Com os mais diversos cenários e contextos, as tramas conseguem retratar o mundo extremamente dinâmico da publicidade, na qual a criatividade e inovação são aspectos essenciais para a carreira de qualquer profissional da área. Então, escolhemos sete filmes e séries para assistir, curtir e aprender um pouco mais sobre o assunto. Veja, a seguir, quais são eles:
Confira 7 filmes que mostram o dia a dia do jornalista.
1. Agência de Assassinos (1980) – CineShip
Esse filme não foi um sucesso de bilheteria, mas é um dos mais icônicos quando se fala sobre publicidade. A história se passa após um milionário excêntrico adquirir uma agência publicitária e contratar novas pessoas sem nenhuma experiência. Intrigados, os ex-funcionários decidem se juntar para desvendar o mistério, e de maneira inusitada, descobrem um esquema de criação e veiculação de propagandas subliminares, que tem o poder de manipular a opinião do público e impactar as eleições. O longa mostra como a publicidade é capaz de influenciar a mídia e as pessoas que a consomem.
2. Como Fazer Carreira em Publicidade (1989) – AdoroCinema
Ao decorrer da vida de um publicitário, é comum que bloqueios criativos aconteçam, e não foi diferente com o protagonista dessa trama. Ao questionar-se sobre sua própria capacidade, profissão e valores, o protagonista chega ao ponto de quase desistir da publicidade, até que uma espinha falante nasce em seu pescoço, numa espécie de alter ego do que um dia ele foi. “Como Fazer Carreira em Publicidade” mostra, de forma cômica, um aspecto que muitos profissionais estão sujeitos a passar e algumas formas de ultrapassar tais dificuldades.
3. Emily em Paris (2020 – O momento) – Netflix
Sendo uma das séries mais queridinhas por muitas pessoas, principalmente pelos profissionais de marketing e publicidade, Emily em Paris já está quase na quarta temporada, a qual está prevista para ser lançada ao final deste ano. O enredo mostra a jornada de uma jovem norte-americana, que decide ir à capital francesa para fazer parte de uma agência local. Por meio de suas habilidade criativas, focadas no marketing digital, a protagonista inova e alcança resultados surpreendentes nas redes sociais.
4. Mad Men (2007 – 2015) – PrimeVideo
Essa é, com certeza, uma das obras que mais definem e demonstram o universo da publicidade. A série gira em torna da vida profissional e pessoal de Donald Draper, e de seus funcionários e clientes, permitindo o público acompanhar os bastidores da agência Sterling Cooper. A série apresenta, com detalhes, o dia a dia de uma agência publicitária, além de abordar outros assuntos como assédio – de vários tipos – e preconceito.
5. Felicidade por um Fio (2018) – Netflix
Enfrentando diversos problemas em sua vida amorosa, a publicitária Violet Jones é protagonista desta comédia romântica. De uma forma leve e descontraída, “Felicidade por um Fio” demonstra o cotidiano de um profissional da área, além de levar os telespectadores através da jornada de autoconhecimento e transformação da personagem.
6. Obrigado por fumar (2005) – Star+
Na sátira americana, é apresentado a perspectiva de um porta-voz em uma empresa de cigarros, o qual tem o objetivo de aumentar as vendas e o número de clientes, manipulando as informações transmitidas aos consumidores. Porém Nick Naylor, um lobista, que defende os direitos dos fumantes, ganha lugar de destaque dentre os empresários de seu ramo, devido à sua inteligência e capacidade de convencimento. “Obrigado por fumar” é um ótimo filme para aprender, na prática, estratégias e habilidades de persuasão.
7. Amor por Contrato (2009) – AdoroCinema
Por fim, em “Amor por Contrato”, é apresentada uma “família de comercial de margarina”, que se muda para o subúrbio norte-americano, exibindo um lifestyle perfeito e suspeito. No entanto, diferente do que muitos pensavam, isso não passava de uma estratégia ilegal de publicidade para instigar o desejo de consumo dos vizinhos e aumentar as vendas de diversos produtos. Essa é a trama perfeita para aqueles que não abrem mão de um pouco de comédia e esquemas de persuasão.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM