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8ª edição da PP WEEK conta com Lais Trevizano e Thiago Passaro

Abertura da Semana Acadêmica do curso de Publicidade tratou do pertencimento como um valor 

Reportagem: Taise Magalhães [1] 

Supervisão: prof. Gean Gonçalves [2] 

Na noite de 9 de outubro deu-se o início da semana acadêmica de Publicidade e Propaganda, a oitava edição da PP WEEK. A abertura foi regada de duas grandes palestras, com a participação de Lais Trevizano, gerente de Marketing e estrategista de marcas, e Thiago Passaro, coordenador de Marketing da Qualicorp. O evento contou com espectadores presentes no auditório da Casa Metropolitana do Direito e cerca de 150 pessoas online. 

O professor do curso de Publicidade e Propaganda Fábio Pelicer foi quem deu início ao evento passando a palavra para Lais Trevizano. Ela trouxe uma palestra intitulada Achei na shopee com questionamentos e uma reflexão sobre o movimento dupe (duplicação, de caça a produtos semelhantes ou quase idênticos aos originais), as mídias, o consumo e a pirataria.

Durante sua fala, Trevizano tratou sobre os comportamentos das novas gerações que não compreendem ou não percebem o valor dos produtos, dizendo isso ser uma mudança cultural no mínimo curiosa. Foi utilizado o estudo de caso de seu mestrado o qual ela sugere o termo “infoxicado” para dizer que existe um mundaréu de informações sendo repassado a todo momento. 

“O pertencer ao tema tem mais valor que possuir”, relatou Lais ao falar sobre os efeitos que as mídias fazem com as novas gerações. Essas ao compartilharem informações sobre onde encontrar os dupes perfeitos contribuem involuntariamente para o aumento da pirataria no mercado. A palestra foi finalizada com uma reflexão de que aponta para uma contradição: se o desejo de consumir qualquer peça, independente da origem, for tão grande, ele acaba contribuindo para o trabalho análogo ao escravo, que ainda existe na indústria da moda.

Lais Trevizano avalia motivação de consumo

Já na segunda parte da noite o convidado para a segunda palestra, Thiago Passaro, tratou de branding e comunicação integrada. Logo no início ele explanou a tríade da construção de uma marca: consistência nos elementos, alcance e frequência em seus processos de construção de marca. 

A palestra foi voltada para a explicação de métodos utilizados para se ter um melhor posicionamento de marca no mercado e como são os processos para a elaboração de cada detalhe desde o início da construção de materiais.  

Campanhas de vacinação, que utilizam da realidade aumentada para auxiliar no dia a dia com as crianças a propagandas, e anúncios em parcerias com o metrô para divulgações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) foram utilizadas pelo convidado como exemplos do que uma a marca pode fazer para se destacar no mercado.

Ao final das duas palestras houve o momento de perguntas aos convidados, e o encerramento se deu pelo professor Fábio agradecendo aos convidados e alunos presentes pelo momento e participação de todos. 

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM