Profissionais do Cinema – de roteiristas, diretores e atores – têm suas histórias retratas em produções do audiovisual nacional e internacional
Reportagem: Vitor Henrique [1]
Supervisão: Professor Gean Gonçalves [2]
O cinema é algo que está presente na nossa cultura, mas será que você conhece produções audiovisuais quem falam sobre os personagens por trás das grandes telas? Através dessa lista você vai conhecer algumas séries e filmes que retratam o universo cinematográfico, desde produções brasileiras até estrangeiras, comédias e dramas.
Confira a seguir a lista que preparamos:
- Blonde/ Netflix (+ 18)
A cinebiografia de uma das atrizes mais famosas de Hollywood, muito mais do que a vida de Marilyn Monroe, o filme estrelado por Ana de Armas vai mergulhar na exploração da época, os preconceitos, os abusos de poder e a dependência as drogas que a atriz tinha na sua vida privada. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Joyce Carol Oates, o longa tem o dever de explorar a vida conturbada da atriz, seus relacionamentos, boatos de casos com o presidente americano e muito mais.
2. Babilônia/ Paramount+
Ambientado na Hollywood dos anos 1920, o filme é descrito como uma comédia dramática, estrelado por Brad Pitt e Margot Robbie, o filme vai mostrar a ascensão e a queda de ambiciosos sonhadores durante a transição entre o cinema mudo e o cinema falado. O filme conta como foi essa revolução na indústria através de dramas envolvendo decadência e drogas, mas também comédia na medida certa.
3. Os Fabelmens/ Telecine
Dirigido por Steven Spielberg, o filme é inspirado na própria vida do diretor através do seu pseudônimo, Samy, Spielberg conta como surgiu a paixão por cinema, os primeiros filmes caseiros gravados, a mudança de cidade, a traição de sua mãe e o divórcio dos pais. O filme foi indicado ao Oscar por melhor diretor, e apesar de não ter levado o prêmio, o mesmo é bastante emocionante, um filme com coração pra assistir com a família toda.
4. Cine Holliúdy/ Globoplay
Com uma pitada de drama e bastante comédia, a série brasileira inspirada no filme homônimo de 2013, retrata como foi a chegada da TV e das novelas no Brasil e como o fato impactou os cinemas. Francis é dono do único cinema e atração cultural da cidade de pitombas, tudo vai bem até que a primeira-dama pede ao seu marido, o prefeito Olegário, uma TV para matar a saudade da cidade grande. Para não constar como desvio de verba, Olegário decide colocar a TV na praça pública da cidade, levando a população a se encantar por novelas e esquecer dos filmes para preocupação de Francis. Então o dono do cinema decide que é hora de agir e decide gravar seus próprios filmes. A série já conta com três temporadas.
5. Retratos Fantasmas/ Netflix
O documentário brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho tem como personagem principal a cidade de Recife. Através dos cinemas de rua nos anos 1900, Kleber conta como eles eram lugares de encontros e histórias incríveis. O filme foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga nas indicações de melhor filme estrangeiro no Oscar 2024.
6. Era uma vez em… Hollywood/ Lionsgate+
Mais um filme com Margot Robbie e Brad Pitt, dessa vez ao lado de Leonardo Dicaprio e dirigido por Quentin Tarantino, o filme vai contar a história de Ricky Dalton um ator em declínio que está tentando voltar ao sucessor contando com a ajuda de seu amigo e dublê Cliff Booth, nesse processo eles acabam cruzando o caminho de várias pessoas influentes na indústria.
7. Cantando na chuva/ HBO Max
Um clássico é sempre bem-vindo, e nessa lista não poderia faltar Cantando na Chuva. Aqui vamos acompanhar a história de Don Lockwood e Lia Lamont que são dois astros superfamosos de Hollywood, com seus filmes sendo um verdadeiro sucesso. A imprensa aposta que o relacionamento dos dois é muito mais do que uma simples amizade. E tudo complica ainda mais com a chegada do cinema falado e com a nova indústria querendo fazer um filme com o casal mais famoso do momento, e agora será preciso que eles se unam para se adaptar ao novo método e as dificuldades vindas com ele.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiário AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM