Palestra RP Semana Acadêmica

Semana Acadêmica tem palestra especial para Relações Públicas

Convidadas – Denise Pragana e Tatianne Bento – apresentaram aos estudantes as experiências de mercado de duas profissionais da área

Reportagem e fotografia de Maria Eduarda Carvalho [1]

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]

Você já parou para pensar sobre o que é um relacionamento? Segundo o dicionário, relacionamento é a capacidade de conviver bem com seus semelhantes, e o ato de relacionar-se não envolve apenas o âmbito amoroso ou familiar, mas, principalmente, o convívio diário com diversas pessoas até mesmo desconhecidas. A profissão de Relações Públicas é exatamente isso, mas em uma dimensão para organizações e instituições públicas e privadas. 

A palestra “Os desafios contemporâneos do mercado de trabalho em relações públicas”, ocorrida durante a Semana Acadêmica, em 10 de outubro, no auditório Ulisses Guimarães da FMU, teve a participação de duas convidadas especiais: Denise Pragana e Tatiane Bento. Durante o encontro, as palestrantes falaram sobre suas experiências no mercado de trabalho e como foi a jornada até chegarem na posição que se encontram hoje.  

Tatiane Bento trouxe como pauta de conversa a Inteligência Artificial na contemporaneidade, um tema que está em alta nos últimos anos devido sua grande funcionalidade e praticidade para realização de tarefas do dia a dia. Em formato de slides, ela apresentou os pontos fortes e fracos dessa ferramenta, além de dar algumas dicas de materiais audiovisuais para entender melhor o assunto.

Após uma análise swot, na qual os alunos presentes puderam participar dando suas opiniões, os seguintes pontos foram abordados: a inteligência artificial tem uma boa capacidade de aprendizado e adaptação, eficiência e automatização, solução de problemas complexos, entre outros. Mas apesar disso, também se concluiu que, por trás dessa inteligência, há um viés algorítmico; falta de compreensão textual; dependência de dados; e, num futuro não tão distante, a substituição de empregos humanos, além de colocar em perigo a segurança cibernéticas e privacidade dos usuários.  

Mas apesar das objeções, a inteligência artificial vem criando diversas oportunidades para quem busca se atualizar e incluir dentro das suas atividades os benefícios da IA. Algumas das vantagens mencionadas foram a melhoria da saúde e cuidados médicos; assistência virtual e atendimento ao cliente; descobertas científicas e pesquisa; educação personalizada; entre outras tantas competências que anos atrás levariam anos para se concretizar.  
 
“O curso de Relações Públicas tem uma grade completa, e tem um diferencial em grades curriculares que você pode entrar e se aprofundar, e a inteligência artificial pode ser uma área para se estudar após a sua formação, porque esse profissional é muito interdisciplinar e dá para escolher sua especialidade”, disse Tatiane. 

Para finalizar sua fala, Tatiane deixou algumas sugestões de conteúdo para os alunos consumirem ao longo da sua jornada acadêmica e profissional e se aprofundarem ainda mais, como por exemplo o podcast Data Hackers, a série Black Mirror (da Netflix), e o livro Superinteligência: caminhos, perigos e estratégias (Darkside Books, 2014).

Saiba como anda o mercado de trabalho depois da Inteligência Artificial

Tatianne Bento aborda conhecimento de IA por parte dos relações-públicas

Na sequência, Denise Pragana teve seu momento de fala e contou sobre sua trajetória até chegar na profissão de relações públicas. Inicialmente, sua primeira opção foi jornalismo, pois gostava da área da comunicação e queria se relacionar com pessoas. Se formou, mas não chegou atuar na área, e logo percebeu que sua paixão era mesmo por relações públicas, na qual passou a atuar após conseguir oportunidades de estágio, uma delas na Petrobrás.

Denise viajou a trabalho para diversos países, e se especializou na cultura organizacional, o que a fez mudar a visão do que realmente era relações públicas e a importância de ouvir e se relacionar com o outro, principalmente dentro do ambiente corporativo.

O profissional de relações públicas é aquele que se especializa e pratica os processos de relacionamento com diversos públicos, dentro de uma organização, exatamente para conseguir obter retorno tanto para as empresas quanto para a sociedade na qual a organização está situada”. 

Por fim, a palestra terminou com algumas perguntas e respostas dos alunos presentes, que demonstraram bastante interesse no assunto o que rendeu um bate papo com perguntas pertinentes e participativas.

Denise Pragana estimula estudantes a encontrar sua vocação profissional

[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM