Aluna de Jornalismo conta como foi conhecer a emissora de Silvio Santos
Texto e fotografia de Linda Bee [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2]
No dia 29 de agosto, alunos do Complexo Educacional FMU realizaram uma visita ao SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) para acompanhar a gravação do programa de The Noite com Danilo Gentili. O SBT é tido como um dos grandes complexos de televisão não só do Brasil, mas da América Latina, com mais de 40 anos de existência.
Eventos deste porte são organizados durante todo o ano letivo na faculdade, não só para o SBT, mas também para outras emissoras de televisão e empresas de mídia com o objetivo de que todos possam conhecer mais de perto as oportunidades de trabalho e como são realizadas as produções de programas de TV. Esse tipo de ação é tanto para estudantes da modalidade presencial quanto de cursos EAD.
Ao chegar aos estúdios do homem do milhão, todos são levados para um museu que refaz toda a trajetória de Silvio Santos (Senor Abravanel) no mundo da Comunicação; desde o rádio até a criação do seu canal de televisão; neste espaço estão expostos vários troféus Imprensa do SBT, diplomas e honrarias, seu boneco de cera e uma variedade de curiosidades, bem como presentes recebidos ao longo de sua vida. A visita dura em média 45 minutos.
Após isto, todos são levados para uma sala de espera onde recebem todas as orientações e antes de adentrar ao estúdio, além de um farto lanche de “boas-vindas!”. Após isso a equipe de recepção deixa a disposição de todos, que ainda queiram usar, os sanitários e bebedouros.
Esta não é primeira vez que realizamos uma visita técnica a uma emissora de TV. No semestre anterior, os estudantes dos cursos de Comunicação Social da FIAM-FAAM puderam participar da visita ao SBT também para o programa do The Noite com Danilo Gentili. Outros tiveram a oportunidade de participar do Programa do Altas Horas, de Serginho Groisman, na Rede Globo.
Sabemos que um curso de Comunicação Social não se trata apenas de um curso de formação superior em Rádio, TV, Relações Públicas, etc. Esses espaços têm muito mais o que ofertar para seus alunos do que com toda certeza ter a alegria de passar a ter experiência de encarar a vida acadêmica e ser um aspirante profissional do Jornalismo, de Rádio e TV, audiovisual. Trata-se de ganhar outros contornos, de ampliação de seus horizontes pela escolha de uma boa faculdade, principalmente quando há, por meio dela, ótimas oportunidades tanto de estágio quanto de conhecer agências de comunicação, assessorias, empresas de eventos, escritórios de tecnologia, empresas de mídia e produtoras de audiovisual. Ainda mais após o período da pandemia, em que toda a forma de ensino de comunicação se adaptou ao contexto remoto, de conexões sociais apenas pela internet.
A faculdade com toda certeza é responsável por ajudar o aluno a lapidar suas habilidades com criação de textos, áudios e vídeos, edição de imagens, fotografias, além da elaboração de roteiros, para as mais diversas plataformas tanto as digitais quanto as tradicionais. É responsável por auxiliar o estudante a corresponder as exigências do mercado de trabalho, que se torna cada vez mais competitivo.
Então, é a partir destes pontos de vistas que eu entendo a importância de a faculdade ter em seu cronograma atividades de visitas técnicas para se conhecer o universo da Comunicação Social, o que de fato os aproxima de suas futuras realidades profissionais e de seus sonhos. Confira alguns relatos de outros colegas:
“Como aluno de Relações Públicas, achei fantástica a ida ao SBT. Graças a FMU, tive a oportunidade de conhecer os estúdios por um outro ponto de vista, pude ver de perto os diretores, câmeras e produtores trabalhando para que o programa chegue até as telas dos aparelhos de TV dos brasileiros. Desse modo, consegui me sentir próximo à equipe e me interessar pelos assuntos relacionados à produção audiovisual. Como essa foi a minha segunda ida ao SBT, pude perceber que as caravanas são bem organizadas, para que todas as instituições de ensino possam desfrutar da gravação do programa!” – comenta Kauã Colozio de Castro, 1º semestre de Relações Públicas.
“Achei realmente muito boa a visita ao SBT, levando em consideração tudo o que nos foi proposto. A visitação ao museu, a maneira como nos foi contada as histórias que aquele prédio já presenciou. Nossa entrada no estúdio foi muito bem organizada e nos mostrou um lado da TV mais interessante do que poderíamos imaginar. Resumindo: foi uma experiência inesquecível!”, avalia Nicole Gomes Correia, do 1º semestre de Jornalismo na modalidade EAD.
“Para mim, foi uma experiência única poder conhecer de perto os estúdios do SBT. Eu que almejo trabalhar na televisão, fiquei encantado com cada detalhe dos bastidores das maiores produções da casa. E o que falar do acervo grandioso do ícone Silvio Santos? Ele sem dúvidas foi e sempre será inspiração para milhares de pessoas, assim como eu. Foi lindo ver, o seu legado sendo valorizados pelos monitores do SBT e por nós, estudantes. E para fechar com chave de ouro, participamos da gravação do The Noite, me faltam palavras para descrever o quanto eu amei esse dia!” – sintetiza Danilo Ferreira, do 4º semestre de Jornalismo.
[1] Estudante do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM – Estagiária AICOM
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM