00006IMG_00006_BURST20230530192536

Beatriz Suellen, aluna de RP, discute sobre análise de dados na atuação com marcas e influenciadores 

Estudante do 5° semestre de Relações Públicas fala um pouco sobre suas vivências e experiências  
 

Reportagem: Otavio Soares [1]  

Revisão e edição: Larissa de Lima [2] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4] 

  

Na noite da terça-feira, dia 30 de maio, a estudante do 5° semestre de Relações Públicas, Beatriz Suellen, realizou uma palestra no auditório Ulysses Guimarães, sobre análise de dados na atuação com marcas e influencers, na qual falou sobre sua experiência no mercado profissional.  

A estudante deu início ao evento, trazendo algumas informações sobre sua área de atuação onde realiza coleta de dados, os organiza e produz relatórios para os clientes para apresentar os números e a efetividade das ações realizadas.  

Foto: Otavio Soares/AICOM

Ela apontou também as parcerias de marcas com artistas e influenciadores e como funciona essa relação, além de explicar como os dados ajudam a entender o melhor caminho para aumentar o engajamento de um influenciador para que ele obtenha mais alcance do público e entender como as ações da marca afetam o público e o consumo de seus produtos.  

Durante a palestra, ela também passou por pontos como: a relação de marcas com artistas e influenciadores; como os dados ajudam a entender o impacto que as ações estão gerando no público e como aumentar o engajamento; além de explicar alguns termos utilizados no meio; também tratou do press kit, que se trata de um conjunto de materiais de uma pessoa ou organização para divulgação na mídia.  

Quando questionada sobre os principais desafios da análise de dados, Suellen respondeu: “Acho que é mais a restrição de dados, por conta da LGPD [Lei de Proteção de Dados Pessoais], com ela, a gente não consegue ter acesso a todos os dados que queremos, então tem a dificuldade de você buscar manualmente esses dados, porque não conseguimos retirar eles do Instagram todos de uma vez, a gente precisa fazer manualmente, então é bem difícil”, apontou.  

Ao final, a palestrante ressaltou a importância de ser persistente e não desistir por medo: “Se tiver medo, vai com medo mesmo”. 

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter.   

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora.    

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.    

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.