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A etapa final da criação audiovisual: Pós-produção e Efeitos Visuais

Disciplina contempla a edição e a finalização de conteúdos audiovisuais 

Reportagem: Stepan Shevtsov Sena [1] 

Revisão e edição: Gabriela Francia [2] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4] 

Com o avanço da tecnologia, abriram-se novos espaços para arte, cinema, televisão e, recentemente, para o conteúdo multimídia na internet. Hoje, é possível encontrar uma diversidade quase infinita de opções de edição de imagens, vídeo e áudio, além de transformações vistas no mercado e no próprio universo audiovisual, de entretenimento e artístico.  

Em entrevista à AICOM, o professor Thiago Venanzoni, formado em Jornalismo pela UNESP, que leciona nos cursos de Produção Audiovisual, Produção Multimídia e Rádio e TV da FIAM FAAM, explicou como é a disciplina de Pós-Produção e Efeitos Visuais e deu recomendações para aqueles que querem atuar nessa parte específica do processo produtivo audiovisual. 

Divulgação/FMU/FIAM-FAAM

AICOM – Como surgiu sua paixão e interesse por Rádio e TV? 

Thiago Venanzoni – Quando entrei na faculdade de Jornalismo, na Unesp, em 2007, eu já tinha interesse em produção. Eu não tinha muito conhecimento em Rádio e TV, queria fazer cinema na verdade. Passei em Jornalismo através do vestibular, e durante a graduação na Unesp, de Bauru, tinha Rádio e TV. Eu interagia muito com as pessoas desse curso, pois tinham disciplinas em comum, e participei da produção. Mesmo fazendo o curso de Jornalismo, meu interesse por Rádio e TV foi crescendo. Através do ramo da pesquisa, quando fui ingressar na pós-graduação, no mestrado e depois no doutorado, na ECA (USP), eu estudei no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e continuo estudando esse campo de pesquisa. Segui esse caminho, ao fazer essa escolha, e caí na parte de produção em 2010, antes de ingressar na docência e na pesquisa. E a parte que eu trabalhava bastante na produção era justamente a parte de edição, finalização, essas etapas que são o fim de um produto audiovisual. Atualmente, a gente trabalha em três eixos, a pré-produção, a produção e a pós-produção, e eu sempre gostei da parte de pós-produção, encerramento e de processos executivos. Posso dizer que assim se materializou um desejo de trabalhar com audiovisual. 

Foto: Arquivo pessoal/Thiago Venanzoni

AICOM – Do se trata a pós-produção e efeitos visuais

Thiago Venanzoni – É a etapa de encerramento de qualquer produção audiovisual, qualquer que seja. Podemos falar de podcast, conteúdo para a internet, de filmes, séries. Tem a pré-produção, que é a parte de pesquisa e planejamento; a produção, que demanda um tempo muito extenso, de execução, gravações; e tem a pós-produção, que é o recebimento do material para fazer o corte, que é a edição, que vai se materializando como narrativa, e que depende de cada produção e para que são destinadas, como o tratamento da imagem e a finalização, onde entram os efeitos visuais, correção de cor e alguns elementos de fechamento e finalização daquela obra até ser concluída. Por isso que no segundo semestre é quando de fato começamos a trabalhar com a parte prática e com outros materiais que os alunos produziram no semestre anterior para a edição final. Um exemplo, uma produção da Marvel Studios, como “Os Vingadores”, vemos as cenas dos bastidores e vemos que é tudo chroma key, com o fundo infinito para incluir, montar e finalizar as informações dos cenários e os efeitos para que a gente possa assistir no cinema. Também há o CGI, geração de computação gráfica, ou efeitos visuais mais tradicionais, onde você já faz na produção e depois arruma e ajusta isso na edição.  

AICOM – Quais dicas podem ser dadas para os estudantes que desejam seguir nessa área? 

Thiago Venanzoni – Não tem tanto trabalho de campo, tanto que antes da gente falar de trabalho remoto, na pós-produção, já fazíamos isso. Na verdade, você tem essas exceções, onde não precisa estar presente na produção, o material chega e ele é executado, na casa dos editores, ou em escritórios especializados nisso. Temos alguns exemplos aqui em São Paulo, no país, que são só de efeitos, o que é diferente, por exemplo, do diretor de fotografia, de arte […] quem trabalha com profissão de execução em equipe, é uma outra pegada, e tem que gostar bastante, porque é muito trabalhoso. São muitos detalhes e equipamentos digitais, e que vai exigir muito do profissional. Para quem deseja trabalhar com pós-produção, tem que gostar de fazer aquilo, pois vai levar muito tempo do seu dia, vendo vídeos, cortes brutos, materiais audiovisuais e pensar em como criar ritmo, trabalhar com cor, com esse material. São muitas etapas para serem cumpridas em tempos curtos, muitas vezes, é um trabalho incessante, precisa gostar bastante dessas funções, e é um trabalho muito solitário. Alguns exemplos de editores só fazem correção de cor, o colorista, e tem quem faz a mixagem da imagem, tem quem faz só a parte sonora, faz o corte e mixagem de som, e não é uma coisa que está realmente dentro dessa disciplina, essa é mais voltada para as imagens. Há outra disciplina que sou professor que é Captação e Mixagem de áudio, são etapas de pós-produção e que são separadas também da execução. A equipe de efeitos visuais possui cargos e sub-cargos e dificilmente alguém é registrado [é CLT] para trabalhar com audiovisual. Quando chega um projeto e precisa montar equipe, o SindCine – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual – possui uma tabela do valor para ser cobrado por semana, diária, e é dividido por funções em pré-produção, produção e pós, e tem não só o editor, mas também o assistente de edição, o colorista, o animador junto, tem também quem faz a estabilidade de imagem [na gravação as imagens vêm instáveis, e precisa fazer essa estabilização]. Podemos dizer que há por volta de 20 opções de cargos e assistentes. 

AICOM – Quais softwares são usados nessa disciplina? 

Thiago Venanzoni – A gente usa o pacote Adobe, na edição de vídeo utiliza mais o Premier e na pós-produção, mais o After Effects (depois da edição). eventualmente a gente faz mixagem de áudio usando Audition, do Adobe. Os trabalhos semestrais são uma base para edição de vídeo, construção de vinhetas, aberturas, projetos de cor.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM 

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM 

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM