Professora Viviane Teobaldo, em entrevista, dá ênfase sobre essa ferramenta de consulta ao público que é fundamental ao mercado
Reportagem: Maria Eduarda Carvalho [1]
Revisão e Edição: Gabriela Francia [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
Como saber o que as pessoas estão pensando sobre um determinado produto ou serviço? Qual é a percepção que o público tem em relação à determinada marca? As respostas para essas e outras perguntas sobre negócios só podem ser encontradas de forma confiável ao realizar uma pesquisa de mercado.
Trata-se de uma ferramenta muito importante que possibilita a um gestor ter uma visão mais ampla sobre a sua área de atuação; ela serve para orientá-lo durante a definição de estratégias e nos processos de tomada de decisão.
A disciplina Pesquisa de Mercado do curso de Publicidade e Propaganda aborda exatamente essas temáticas e tem como objetivo tornar o estudante um profissional qualificado na área de pesquisa.
Em entrevista concedida à AICOM, a professora Viviane Teobaldo, que leciona a matéria, deu detalhes de tudo que é tratado nas aulas e explicou as metodologias usadas para instigar os alunos a se aprofundarem no tema e desenvolverem-se na disciplina.
AICOM – O que é abordado na disciplina de Pesquisa Mercado?
Profa. Viviane – Quando se fala de comunicação, estamos falando de uma marca de comunicar pessoas, e para isso precisamos entender o comportamento delas. Existem formas diferentes de criar uma mensagem, um tom de voz, entender a personalidade do cliente, até para desenhar a personalidade da marca, e para isso é preciso pesquisar […] e não é com leitura que vou conseguir, mas é entendendo o público. As marcas querem cada vez mais estar perto dos consumidores, então quanto mais perguntas, mais próximos de ser assertivo.
AICOM – Qual o requisito para cursar essa disciplina?
Profa. Viviane – É importante que o aluno tenha passado por fundamentos básicos de marketing e introdução à publicidade, uma disciplina básica da comunicação para que ele entenda em que ambiente está inserido, pois pesquisa de mercado é uma ferramenta a mais que ele vai ter para chegar a uma campanha genial. É bom ter uma introdução, um preparo, por isso ela é dada no 4° semestre.
AICOM – Qual é o método de avaliação dessa disciplina?
Profa. Viviane – Ela permite que seja algo mais prático e a maior parte da nota é uma pesquisa. A turma é dividida em grupos e cada grupo tem um tema, subtema e um cliente. Eles elaboram uma pesquisa de mercado para esse tema. Inclusive, os temas desse semestre estão sendo todos voltados para o meio ambiente, aproveitando o NEMA (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente) e depois servir de material para o próprio núcleo trabalhar posteriormente. Eles fazem desde a criação do início da pesquisa, os temas, trabalham os objetivos, problemas, revisão de literatura, buscam entender o cenário que estão envolvidos, passam pela coleta de dados e fazem a pesquisa na própria faculdade. Além disso, no final, também tem uma prova que vale uma pequena parte da nota N2 para medir o conhecimento.
AICOM – O aluno precisa ter alguma habilidade específica para que se saia bem nessa matéria?
Profa. Viviane – Tem que incorporar o pesquisador. Pessoa curiosa, que questiona, não se cansa de fazer perguntas, não se entrega à primeira hipótese que aparece. Entender o cenário, que exige muito estudo, e saber fazer as perguntas corretas e não deixar escapar nada. Tem que saber fazer a “cara de paisagem”, respeitar a resposta do entrevistado sem expressar reação. Eu tenho que ter profissionalismo, se não vou interferir no resultado da pesquisa. Também (tem que) ter capacidade analítica bacana, trazer insights e descobertas a partir da tabulação de dados […] ajuda muito na parte da pesquisa que é bem trabalhosa.
AICOM – O mercado de trabalho para essa área é muito concorrido ou há poucos profissionais especializados nisso?
Profa. Viviane – Ele exige muito do profissional, mas há muitas possibilidades de trabalho. Aqui em São Paulo é melhor, pois os grandes institutos de pesquisa estão aqui e no Rio de Janeiro também. O profissional dessa área vai trabalhar na montagem e na metodologia de uma pesquisa. Não só na coleta, isso é simples, um iniciante faz. Mas um [ato de] pesquisar desde o início, fazer algo bem fundamentado, recomendando ações do cliente, iniciativas que ele deve tomar, isso exige muita inteligência e muito estudo. Tem Ibope, Datafolha, que estão atrás de gente muito boa e qualificada. Existem vários ramos, não só na pesquisa de mercado, mas como também público interno, funcionários, que temos mais acesso e mais sucesso na pesquisa. Há grande possibilidade de ter uma carreira brilhante, mas tem que desenvolver o traço mais analítico e planejamento.
AICOM – Essa disciplina é ministrada em algum outro curso?
Profa. Viviane – Sim. Além de Publicidade e Propaganda, ela também é dada no curso Superior de Tecnologia em Marketing.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM