IA - Luiz Trindade

Luiz Trindade apresenta palestra sobre avatares e mercado audiovisual

Convidado da Semana de Comunicação tratou do uso de avatares no audiovisual e no marketing digital em evento online com alunos da FMU | FIAM FAAM

Reportagem: Arethusa mol semmler[1]  

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2] e Prof. Wiliam Pianco [3]

No dia 17 de maio, o “Congresso Acadêmico Inteligência Artificial – Realidades e Projeções” contou com a presença de Luiz Trindade para uma palestra chamada Metaverso, avatares e outras tecnologias para produção audiovisual e marketing digital. O evento foi mediado pelo professor Thiago Siqueira Venanzoni e contou com 204 participantes. 

Trindade trabalha em uma empresa chamada Digital Solvers, uma healthtech, isto é, uma organização de tecnologia na área da saúde, que utiliza a inovação, o design e a tecnologia para solucionar desafios na jornada de médicos, pacientes e indústrias farmacêuticas. Ela foi fundada em 2013 pelo administrador Guilherme Correa Neto e conta com a sociedade de Thiago Leal, publicitário com experiência em agências de healthcare, e de Luiz Marcelo Siqueira, farmacêutico com experiência em marketing. 

Uma das pautas principais abordadas foi em relação ao uso de avatares dentro dos meios de comunicação audiovisual. Um dos exemplos dados por Luiz foi de que podemos utilizar avatares para realizar uma conferência com pessoas do mundo todo, que não nos conhecem muitas vezes, ou mesmo nos comunicarmos com familiares que moram de forma distante.  

Reprodução/Zoom

Outros fatores levantados durante a palestra foram como funciona o Chat GPT e como a maioria das empresas está aplicando essa tecnologia na comunicação com seus clientes. O que torna mais simples interações do dia a dia. A palestra foi finalizada ao se abordar tecnologias como o VAR é a sigla para Video Assistant Referee, que não está apenas nos esportes, algumas empresas utilizam para deixar a experiência do cliente mais realista. Também se mencionou que algumas empresas utilizam de avatares para ministratar treinamentos de equipe e outras para criar uma estratégia de marketing.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter. 

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM. 

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.