Professora Gloria Tenorio Negrelos, da área da Comunicação, abordou busca por inteligências artificiais capazes de elaborar diálogos e com aparência humanoide
Reportagem: Arethusa mol semmler[1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2] e Prof. Wiliam Pianco [3]
Como parte do Congresso Acadêmico FMU FIAM FAAM, a palestra Metaverso, avatares e robosapiens – estamos preparados?, ocorrida em 16 de maio e ministrada pela professora Glória Tenorio Negrelos, do curso de Publicidade e Propaganda, tratou da busca por desenvolver tecnologias de inteligência artificial com aparência humana.
Nessa palestra, a professora mencionou o termo robosapiens, junção de robô + sapiens [o que sabe]. Por exemplo, homo sapiens sapiens é a designação dos primatas cuja capacidade intelectual/cerebral permitiu o desenvolvimento de ferramentas, culturas e linguagens avançadas. Trata-se do ser humano moderno. Já o termo robosapiens trata de tecnologias com capacidade de inteligência similar a encontrada na espécie humana, com foco na interação homem-robô.
Recentemente, a GloboNews divulgou uma série jornalística chamada Robô Sapiens que trata do futuro impactado pela inteligência artificial em todos os aspectos de nossas vidas: da educação à ética.
Outro assunto abordado durante a palestra foi o metaverso, realidade virtuais em 3D, cuja nossa participação se dá com a criação de avatares pessoais. A ampliação de metaversos é esperada para os próximos anos e possibilitará o fomento de mercados como os dos jogos virtuais, o comércio eletrônico e a publicidade. Um exemplo dado pela professora Glória foi o de arquitetos que utilizam a realidade virtual para deixar seus projetos mais atraentes e visuais para seus clientes.
Em relação aos avatares, focou-se bastante na criação do metaverso de Mark Zuckerberg, um dos precursores da ideia de unir mundo virtual com redes sociais. Os participantes lembraram que pessoas já tem promovido eventos virtuais cuja forma de participação é ter um avatar em um metaverso.
Após discutir esses assuntos, a professora Glória encerrou mostrando alguns exemplos de inteligências artificiais, quais delas seriam “robosapiens”, e como elas são utilizadas pelo ser humano para realizar tarefas do dia a dia.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.