Na manhã, cerimônia marcou o último dia do Congresso e contou com palestra com Rodolpho Pera, egresso de PP
Reportagem: Nick Scabello [1] e Catarina Frota [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
Na sexta-feira (19) ocorreu a cerimônia de encerramento, no período da manhã, do Congresso Acadêmico FMU FIAMFAAM – Inteligência Artificial: Realidade e Projeções. Os apresentadores do evento foram a professora. Charlotte Cesty Borda de Saenz e o professor Robson Schiavo. A cerimónia deu-se início às nove horas da manhã, com uma performance musical de uma banda de estudantes do curso de Música.
Subiram então ao palco a vice-presidente executiva de Estratégia e Transformação, professora Aline Alves de Andrade; o coordenador do mestrado em Governança Corporativa, professor Marcus Vinicius Moreira Zittei; o coordenador do programa de mestrado em Direito da Sociedade da Informação e coordenador do Bacharelado em Direito, professor Caio Sperandeo de Macedo; e o vice-presidente acadêmico, professor Manuel Nabais da Furriela.
Ao declarar seu discurso de encerramento, o professor Zittei compartilhou que 18,5 mil pessoas mostraram interesse de se inscrever e mais de 16 mil participaram efetivamente do Congresso Acadêmico. Além disso, Zittei também comentou que aquela era apenas a cerimônia de encerramento da manhã e que o dia ainda contava com palestras, workshops e várias outras atividades.
“É o último dia, mas é um último dia com 30 palestras para vocês aproveitarem”
professor Marcus Vinicius Moreira Zittei
A professora Aline falou em seguida, fazendo agradecimentos gerais e falando sobre o desejo dela em realizar aquele congresso de uma forma multidisciplinar, e como ela estava contente que aquilo havia se realizado.
Seguiu-se, então, para a palestra do egresso do curso de Publicidade e Propaganda Rodolpho Pera, que é diretor de ad sales da Siprocal. Rodolpho começou a palestra falando um pouco sobre sua história de vida e trajetória em sua carreira, trabalhando em lugares como Folha.com, Terra e R7, até chegar em sua função na Siprocal.
Segundo Rodolpho, a empresa onde trabalha coleta dados dos usuários por meio de uso de apps, nos chips de celulares e pelo comportamento online, tudo dentro do que foi concordado pelo usuário nos termos de condições de utilização de seus aplicativos, redes sociais e operadora de telefonia. A quantidade de dados é massiva, e é necessário o uso de um algoritmo de inteligência artificial para analisar tantos dados.
O trabalho de Rodolpho é o de dirigir os sistemas que usam os dados coletados para vendas. Dados de busca na web são os mais clássicos usos desse tipo de estratégia, como o próprio Rodolpho comentou: “A gente até brinca que parece que o telefone te escuta, porque você fala que quebrou alguma coisa na sua casa, e já aparecem anúncios dessa coisa para você”.
Mas não apenas em mecanismos de busca, mas também comportamentos online conseguem criar grupos, chamados de “clusters” que têm tendências de compra e engajamento com coisas parecidas. Como exemplo, Rodolpho mostrou vários painéis da mesma série, cada um tendo objetivo de atrair um tipo de pessoa diferente a assistir a série.
Ao encerrar da palestra, conversamos com o professor Zittei, um dos organizadores do evento, que nos contou que estava muito contente com o desempenho do congresso, tendo superado suas expectativas, e que o congresso do ano que vem já está em planejamento.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora.
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.