Simulação de recrutamento

Núcleos da Escola de Negócio oferecem oficinas sobre análise de currículo e carreira

Durante o Congresso Acadêmico, NEPRH e NPG promoveram simulações de recrutamento e seleção diante da inteligência artificial

Reportagem: Leonardo Novais [1] e Samara Chrystine [2]

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4] 


No dia 16 de maio, terça-feira, entre as oficinas e atividades do Congresso Acadêmico FMU FIAM-FAAM, o Núcleo de Estudos e Práticas de Recursos Humanos (NEPRH) e o Núcleo de Práticas em Gestão (NPG), ambos da Escola de Negócios, junto com estudantes do terceiro semestre de RH, realizaram dinâmicas de recrutamento e seleção, além de reflexões sobre o impacto das tecnologias de IA nos processos seletivos.

Na Escola de Negócios, o NPG é coordenado pelos professores Marcio Sousa Assis e Luiz Roberto de Almeida, já a coordenação do NEPRH é também do professor Marcio Sousa Assis, mas com apoio da professora Daniella Fernandes de Oliveira Orsi.

Como atividade de extensão, o projeto foi desenvolvido com três etapas. A primeira teve como o objetivo tirar dúvidas dos participantes que já fizeram entrevistas de emprego e oferecer dicas para aqueles que irão adentrar no mercado de trabalho. “Avaliamos nessa etapa como o aluno está para uma entrevista de emprego: Comportamento, criatividade e o processo lógico”, explica a estudante de Gestão de RH, Julia, de 19 anos. 
 
Logo após, os participantes eram encaminhados para a roda da vida. “A roda da vida no RH é muito usada em dinâmicas de entrevista, então convidamos as pessoas a refletirem sobre o mapa da vida delas, para classificar de 0 a 10 quais aspectos da vida pessoal e profissional devemos dar mais atenção, pois o pessoal afeta no profissional. Entre elas: qualidade de vida, relacionamentos, espiritualidade, saúde, recursos financeiros entre outros’”, comenta Natalia, 25, estudante de Gestão de RH.

A última etapa do processo é o plano de desenvolvimento, onde o João nos conta um pouco do que se trata: “o plano consiste em não só ter metas, mas estabelecer um prazo para essas metas tenham mais consistência, além disso tratamos do autoconhecimento para que os seus pontos fortes e fracos te ajudem”. 

Concomitantemente ocorria também a exposição de currículos e mapas de Inteligência Artificial. De um lado os mapas mostram algumas skills (habilidades) que podemos nos aperfeiçoar com ajuda da IA, que está sendo inserida no mercado de trabalho e do outro, as informações que devem ser inseridas ou não dentro de um currículo conforme a vaga em que você está se aplicando. 

Um dos estudantes de RH explicou sobre o mural de currículos: 

“Eu me chamo Dalton, basicamente temos aqui a exposição de currículos de algumas pessoas que viraram modelo, com base na explicação do professor, desse lado temos um mapa de inteligência artificial que é mais ou menos as tarefas e habilidades que você tem que passar no dia a dia na empresa”. 

Confira a fala da professora Camila Bernardo sobre a ação: 

“Eu leciono na FMU vai fazer 10 anos. Eu amo esses momentos em que os alunos se desenvolvem, é o momento em que eles colocam em prática aquilo que é feito em sala de aula, tenho certeza de que são projetos que marcam e valorizam a jornada de crescimento e desenvolvimento deles. Aqui [na simulação] eles estão realizando uma oficina de análise de currículo, tem dois alunos sendo recrutadores, a pessoa chega com o seu currículo, sendo direcionada com base nas perspectivas de experiencia que ela tem”. 

Entre os participantes do evento, confira os depoimentos da Lívia, 18 anos, do curso de Psicologia, e do Leonardo, 20 anos, do curso de Logística, de como foi passar por essa experiência e qual a importância destes eventos acadêmicos:

Essa sem dúvidas foi uma noite marcante tanto para alunos quanto para professores, uma noite de troca de aprendizados, uma chance de aprofundar o networking com pessoas de outros cursos.


 [1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.
 

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter. 

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM. 

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.