Atividade da Semana de Comunicação, no Congresso Acadêmico, tratou da produção textual para o digital
Reportagem: Ana Luiza Sidronio [1]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [2] e Prof. Wiliam Pianco [3]
Na terça-feira (16), os professores Guy Almeida e Wiliam Pianco, do curso de Jornalismo, estiveram à frente da oficina de Redação Digital. Os docentes decidiram estimular os estudantes presentes a tratar do jornalismo digital e hiperlocal.
O jornalismo hiperlocal consiste basicamente em pautas e coberturas focadas em um determinado lugar, por exemplo: se a cobertura local é feita dentro de um município, a cobertura hiperlocal seria feita dentro dos distritos deste município, os bairros. As pautas podem ser sobre qualquer tema: meio-ambiente, comércios, tradições, cultura, entre outros.
Os presentes foram convidados a participar de uma dinâmica de produção de texto com o auxílio dos smartphones. Os alunos saíram para procurar pautas pelo bairro da Liberdade e reuniram o conteúdo produzido em um perfil jornalístico criado especialmente para a oficina – o Aurora da Liberdade (@aurora_da_liberdade).
Na oficina estavam presentes não só alunos do curso de Jornalismo, mas também de estudantes de Letras e de Tradução. Os professores propuseram uma interação geral, onde cada grupo trabalharia com o contraste das diferenças.
Algumas pautas abordadas nos posts feitos pelos estudantes foram: comércios de rua, frequência de movimento e variação de preços de produtos; pontos turísticos, restaurantes famosos no bairro e história do bairro. As histórias podem ser conferidas no Instagram:
Ao final da atividade, os alunos puderam receber um retorno sobre suas pautas pelos professores, ouvir conselhos e comentários.
Confira a seguir o balanço que cada docente fez da oficina, respectivamente:
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM