Alexandre Messina

Encerramento noite (19/maio): Alexandre Messina

Saiba quem são os principais palestrantes do Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial – Realidades e Projeções”

Perfil escrito por Arethusa mol semmler*

Com a palestra Empreendendo com AI Generativa na prática: O caso ZapGPT, Alexandre Messina encerrará as atividades do Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial – Realidades e Projeções” na sexta-feira, 19 de maio, no período da noite, no Auditório CMD (Av. da Liberdade, 749, 5º Andar, Liberdade).

Alexandre Messina é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem mestrado em administração e negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Ele também fez um curso de economia pela Universidade do Texas nos Estados Unidos, em um semestre no exterior. Alexandre é um dos fundadores do ZapGPT no Brasil, a sua startup foi criada para que as empresas sejam auxiliadas com ajuda da inteligência artificial.

Durante a pandemia, os responsáveis pelo ZapGPT buscavam automatizar canais de venda via Whatsapp, para facilitar o atendimento tanto para as empresas quanto para os clientes. Eles oferecem pacotes mensais e consultoria para empresas que querem automatizar seu atendimento ao cliente na plataforma de mensagens instantâneas mais popular do País.

 O zapGPT é uma integração da inteligência artificial do ChatGPT ao WhatsApp. Com ele, os usuários podem interagir com o chatbot da OpenAI direto no aplicativo da Meta, dispensando a necessidade de abrir o site do ChatGPT pelo navegador do celular, por exemplo.

Segundo entrevista dada por um dos seus sócios, o mesmo disse ao portal Draft que: “A IA [inteligência artificial] vai sim dominar o mercado de trabalho. Existe essa preocupação de que ela também vai controlar e enviesar as pessoas, e se isso acontecer teremos um problema. Por isso precisamos domar essa tecnologia para termos soluções”.

Ou seja, sua empresa emergente visa promover a tecnologia artificial como solução, visando melhorar as relações profissionais e comerciais entre as pessoas. Mesmo sendo uma empresa relativamente nova, criada em 2023, já é possível dizer que a  startup conta com uma grande atenção e admiração dentro do mercado tecnológico.

*Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.