Para alcançar determinados públicos via redes sociais, são necessárias levantamentos e mensurações de dados sobre os perfis interessados em uma mensagem
Reportagem: Stepan Shevtsov Sena [1]
Edição: Gabriela Francia [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
O estudo de métricas é importante para mostrar o valor que a área de Relações Públicas pode proporcionar a uma organização concreta, pois só é possível gerir o que pode ser medido. o que não é medido, não pode ser controlado. Logo, estruturar boas métricas e aplicar boas técnicas de avaliação de resultados permite obter uma melhor gestão e planejamento da comunicação de determinada organização.
O professor Sandro Pontes, formado em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e docente na FMU FIAM-FAAM, explicou do que se trata a disciplina Métricas e Avaliação de Resultados.
AICOM – De onde veio seu interesse por Relações Públicas?
Sandro Pontes – É um interesse antigo, eu desde muito novo queria trabalhar com comunicação, a princípio a profissão que é mais conhecido na área são Jornalismo e Publicidade, que são as áreas que têm mais destaque, porém, eu não me achava com cara de publicitário […] aí pensei ‘ah, vou escolher Jornalismo’, mas depois de consultar melhor os guias e me descobrir mais, eu escolhi as Relações Públicas, e o que mais me chamou a atenção foi que ser um profissional (dessa área) tem um papel político social bastante importante. Você também tem um olhar para a sociedade para colocar essa empresa como um agente atuante que pode fazer a diferença para as pessoas, ou seja, a empresa não está lá só para vender produto, ganhar dinheiro, e gerar emprego. Ela pode dar uma contribuição através do que ela faz.
AICOM – O que são métricas?
SP – As métricas são vários modelos, várias réguas que servem para medir várias situações em que você precisa conhecer bem para escolher da sua “caixinha de ferramentas” aquela que é mais apropriada, a que irá medir uma determinada situação com mais precisão e qualidade.
AICOM – Quais são as métricas de avaliação e como funcionam?
SP – Tem várias métricas diferentes, depende do que você quer medir. Hoje, ainda bem que temos uma série de possibilidades diferentes, o digital trouxe e incrementou estas ferramentas, desde as mais básicas possíveis, medindo compartilhamentos, sentimentos em torno de postagens ou engajamento em prol de uma causa – para medir se é positivo ou negativo – até coisas sofisticadas como um método onde você pode fazer um cálculo de qual é o retorno que você pode esperar investindo em comunicação. Você está numa situação de crise, vale a pena gastar dinheiro fazendo comunicação ou é melhor não fazer nada e lidar com os efeitos daquela crise? E hoje você tem metodologias para fazer esse cálculo […] ajudando os gestores a tomar uma decisão de um caminho que é mais favorável. Então, as métricas são inúmeras.
AICOM – O que é trabalhado na disciplina de forma teórica e prática?
SP – Essa é uma disciplina que o estudante tem que colocar a mão na massa, se você não aplicar o que é ensinado na teoria, você não consegue sair com um bom conhecimento de métricas. Então, eu diria que é meio a meio, metade teórica e metade prática […] Na teoria, você aprende como formular um objetivo, como estabelecer as ações, métricas, metas. Na parte prática estão os cases, usamos o próprio trabalho de conclusão de curso com base, quando [os alunos] estão levantando dados do cliente. Sentamo-nos no computador, começamos a aplicar o que eles estão vendo na prática do TCC, neste semestre, com a professora Monica Aparecida Marques, por exemplo.
AICOM – Quais dicas você dá para aqueles que querem trabalhar com essas ferramentas?
SP – Primeiro, eu acho que tem que ter uma visão de planejamento estratégico bem grande. A primeira aula da disciplina é essa, que é a definição do que é pensamento estratégico, gestão estratégica e planejamento estratégico. Ou seja, é ter olhar crítico, ser um bom analista de cenários (saber o que está acontecendo), o que está ligado ao objetivo do negócio ou da organização […] e é com essa base que você consegue então desenvolver esse olhar para a avaliação de resultados.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM