Ana Luiza Antunes, formada pela FIAM FAAM e ex-repórter da AICOM, conta um pouco de sua trajetória como jornalista e atual repórter do Estadão
Reportagem: Mariah Simões [1]
Edição: Catarina Frota [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
Ana Luiza Antunes iniciou sua história com o jornalismo em 2017 quando começou sua graduação na FIAM FAAM, mas foi através da sua experiência com o estágio na AICOM – Agência Integrada de Comunicação FMU FIAM-FAAM que ela se encontrou na profissão.
Ela é jornalista com experiência em redação jornalística, videorreportagem, produção de conteúdo multimídia, social media, comunicação corporativa, assessoria de imprensa e relacionamento com o cliente. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e uma das selecionadas para o 1ª Curso Estadão de Jornalismo de Saúde, iniciativa do jornal, realizada entre agosto e outubro de 2022.
“Na época, a minha orientadora do meu TCC [trabalho de conclusão de curso] foi a professora Edilaine Heleodoro Felix. Ela quem me incentivou a participar da AICOM e quem me apresentou o curso Focas do Estadão, porta de entrada do jornal. Eu só descobri, com certeza, que queria trabalhar com isso quando coloquei em prática tudo o que eu tinha aprendido na AICOM”, relata Ana.
Durante seu desenvolvimento, Ana Luiza trabalhou como freelancer para alguns jornais, saiu da AICOM em 2019 e em 2022 conseguiu iniciar sua carreira no Estadão.
O Focas Estadão é o apelido do Curso Estadão de Jornalismo, iniciativa voltada aos recém graduados em jornalismo que procuram ampliar seu conhecimento sobre a prática do jornalismo, por meio dele, os jovens jornalistas têm a oportunidade de ser efetivado no jornal. “Na atualidade, são ofertados três cursos: o tradicional, o de jornalismo de saúde e o de jornalismo econômico”, explica Antunes.
Ao longo da entrevista, pedimos a ela que falasse algumas dicas para os atuais estudantes de Jornalismo, que se interessassem pelo jornalismo diário e que buscam no futuro atuar em um grande veículo jornalístico.
“Aconselho a todos os estudantes a trabalharem na AICOM, foram eles que me deram todo suporte e assistência. Acredito que se você usar todos os recursos que a faculdade lhe oferece, se manter informado, analisar sempre a hierarquia da informação, estudar e desenvolver sua argumentação, tudo isso trará resultado e cada vez mais trabalhos bem-feitos”, avalia a repórter.
Durante a nossa conversa Ana conta um pouco sobre suas funções dentro da empresa jornalística. Ela atualmente é responsável por coberturas noticiosas de política internacional e economia. Ela conta com entusiasmo como é poder trabalhar com profissionais que admira, o sentimento de realização ao ler seu nome nas matérias ao serem publicadas e como a equipe a acolheu e a recebeu:
“Estar diante de quem te inspira e poder trabalhar com eles é emocionante. Quando escolhi a área de política, percebi como amava conhecer cada vez mais o funcionamento tanto do nosso País, quanto do mundo todo. Definitivamente o Estadão mudou minha perspectiva sobre o jornalismo”.
Assim como a Ana Luiza, vários outros estudantes de jornalismo começaram suas carreiras graças ao programa de treinamento do Estadão. Para saber mais sobre as próximas edições e como é processo seletivo, fique de olho nas chamadas do jornal em: estadao.com.br/tudo-sobre/curso-estadao-de-jornalismo.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter.
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora.
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.