imagem-jomultiplataforma

Conheça mais sobre Conteúdos Multiplataforma

O professor William Pianco, do curso de Jornalismo, explica que o uso de diferentes plataformas de mídia e recursos visuais são essenciais para contar uma história na atualidade

Reportagem: Maria Eduarda Carvalho [1] 

Edição: Gabriela Francia [2] 

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]

Práticas em Jornalismo: Conteúdos multiplataforma é uma disciplina direcionada aos alunos no sétimo semestre do curso de Jornalismo que tem como objetivo capacitar o estudante a entender o mundo contemporâneo e trabalhar com diferentes tipos de plataformas de mídia de maneira mais humana, relacional e significativa.  

Para entender o conteúdo das aulas e suas possibilidades de aplicação no mercado de trabalho, entrevistamos o professor William Pianco, responsável por lecionar a disciplina. Acompanhe:  

AICOM O que é tratado na disciplina de Práticas em Jornalismo: Conteúdos Multiplataforma? 

William Pianco – A disciplina de Práticas em JO: Conteúdos Multiplataforma tem duas vertentes e a primeira delas se refere às diferentes plataformas, que podem ser analógicas ou digitais. Essa primeira metade da disciplina está preocupada em observar como podemos atuar nas diferentes redes que se constituem de uma forma analógica, como reuniões, encontros presenciais, reuniões de grupo e reuniões familiares, ou redes constituídas digitalmente e, nesse caso, pensamos basicamente nas redes sociais digitais. Então, essa primeira vertente da disciplina está voltada para uma leitura sobre a constituição de redes, como são formadas e como atuam no nosso dia a dia pessoal e profissional. 

A segunda vertente está voltada a pensar sobretudo no uso das interações entre as diferentes plataformas. Quando falamos disso, estamos pensando na interação entre as digitais e as analógicas, mas quando pensamos nas digitais, vemos diferentes usos, como é o caso das plataformas voltadas para o uso do audiovisual, do sonoro, da imagem estática, do texto, etc. A gente se preocupa em construir plataformas com diferentes formas de expressão. 

AICOM Qual o perfil do aluno que tende a ter um desenvolvimento melhor nessa matéria? 

WP – O perfil do aluno é aquele que está de fato na última etapa da sua formação. Trabalhamos no 7 º semestre com essa disciplina, e isso não é aleatório; isso acontece porque nesse momento da formação do estudante ele já passou por outras disciplinas de base que dão sustentação a este momento. 

Também levamos em consideração que vai ter mais destaque e maior sucesso o aluno que percebe que a constituição da comunicação contemporânea é feita com uma reunião de diferentes plataformas e diferentes expressões. Então, o aluno que percebe que a comunicação é feita entre a imagem fixa e a imagem em movimento, entre o áudio e o texto, ou seja, o aluno que percebe que a gente consegue contar uma história, principalmente na internet, a partir de diferentes recursos, tende a ter um melhor desenvolvimento nessa disciplina. 

AICOM Essa disciplina capacita o aluno para uma área específica do jornalismo no mercado de trabalho? Se sim, qual? 

WP – Área específica sobretudo de atuação nas redes sociais digitais. É diferente  do jornalismo digital e do jornalismo de dados, que têm uma preocupação um pouco mais técnica […] no caso de conteúdos multiplataforma, ele trabalha mais no sentido de uma reflexão e de uma sensibilidade de mundo contemporâneo, é olhar para determinada construção de matéria e pensar: “Olha, eu consigo contar essa história utilizando audiovisual, e utilizando foto, e utilizando texto, e utilizando ilustrações, gráficos” […] é trazer a possibilidade  de uma construção de matérias, de narrativas jornalísticas utilizando diferentes recursos. 

AICOM Mesmo que o aluno queira ingressar em outras áreas do jornalismo, por que é importante que ele se dedique e tenha um bom desempenho nessa disciplina? 

WP – Têm algumas formas de responder a isso, mas a minha preferida é que o mercado de trabalho e a vida profissional muitas vezes apresentam para nós outras possibilidades para além daquelas que a gente deseja a priori. Talvez seu desejo, pode, nesse momento da sua formação, ser uma repórter de televisão, mas pode ser que o mercado te ofereça a oportunidade de trabalhar num portal de internet, e, se aparecer essa oportunidade, você vai dizer o quê? Não? Então, é importante que estejamos preparados para todas as oportunidades que vierem. 

O segundo entendimento é que, mesmo trabalhando para uma rádio, televisão, jornal impresso ou numa revista, o repórter, o jornalista, tem que estar preparado para qualquer tipo de construção. Imagina você, um correspondente internacional, e acontece lá um atentado contra o presidente e você é especialista só em esporte, você vai dizer “Ah, não posso falar nada, porque só sei falar de esportes”? Não! Você tem que estar gabaritado para todo tipo de assunto e o conteúdo multiplataforma traz para a gente uma base bem robusta de reflexões sobre as interações entre as mídias e atuação nas redes analógicas e digitais. Quando observamos essas redes, de alguma maneira estamos observando o mundo contemporâneo, e observar esse mundo é algo fundamental para qualquer jornalista, seja ele especializado em qualquer editoria ou qualquer plataforma. Esse olhar panorâmico é uma necessidade que temos e que a disciplina nos ajuda a construir. 

Wiliam Pianco é doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (FCHS – UAlg / Portugal, 2018), mestre em imagem e som pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar, 2011), possui Extensão Universitária em Comunicação e Pós-Modernidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2007) e Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP (Unicsul, 2006). 

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM 

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM 

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM 

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM