Ação social dos núcleos de estudos dos cursos da Escola de Negócios da FMU arrecada absorventes para pessoas que menstruam
Reportagem: Ana Luiza Sidronio [1] e Raphael Odilon [2]
Edição: Raphael Odilon
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
Em 6 de abril de 2023, a FMU efetivou na CASA1 a entrega de absorventes doados por estudantes da FMU | FIAM FAAM, em uma ação protagonizada pelos professor Luiz Almeida, pela coordenadora adjunta professora Daniella Orsi e pelo coordenador Professor Marcio Assis. A iniciativa é dos Núcleo Práticas em Gestão (NPG) e pelo Núcleo de Estudos e Práticas em Recursos Humanos (NEPRH) que reuniu os alunos para arrecadação de absorventes para pessoas que menstruam.
Fundada em 2017, a Casa1 é uma instituição social que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade e de rua, com um foco especial no acolhimento de pessoas LGBTQIA+.
A instituição funciona realmente como uma casa, onde os acolhidos têm acesso a alimentação e produtos de higiene pessoal, além de poderem participar e utilizar os espaços de atividades culturais e de aprendizado, já que a casa oferece cursos profissionalizantes de panificação, culinária, cabelo e estética, etc.
No centro cultural, os acolhidos têm acesso a uma biblioteca e às aulas sobre inserção e reinserção no mercado de trabalho, onde podem também produzir o próprio currículo profissional com especialistas na área, já que em quase em sua maioria, as pessoas trans e travestis são excluídas das vagas de emprego e não há quase ninguém para auxiliar nisso.
Fomos recebidos pela assistente social Madalena Soares, egressa da FMU, que nos contou que além de receber em sua grande maioria pessoas LGBTQIA+, a Casa1 também abre as portas para as pessoas que moram na região e acaba por receber muitas pessoas cis, grande parte com uma idade mais avançada. “São pessoas que tiveram uma criação muitas vezes mais discriminatória, mais aqui, o espaço permite a elas uma convivência saudável e mostra como todos somos iguais, todos somos acima de tudo seres humanos”.
Essa foi a segunda visita da FMU na Casa1 e dessa vez a ação contou com a colaboração de 102 alunos que conseguiram arrecadar um total de 2.730 absorventes.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Casa1 e como colaborar, mais informações podem ser encontradas no site da instituição.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – Editor
[3] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM
[4] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM