Núcleo de Estudos das Redes Digitais analisa propriedades das redes sociais
Reportagem: Ana Luiza Sidronio [1]
Edição: Raphael Odilon [2]
Supervisão: Prof. Gean Gonçalves [3] e Prof. Wiliam Pianco [4]
As redes sociais só existem no mundo digital? O encontro do Núcleo de Estudos das Redes Digitais – NERD, que ocorreu em 21 de março de 2023, tratou da questão e analisou as propriedades das redes sociais, com base na ARS – Análise de Relações Sociais, em um diálogo que envolveu os professores Sandro Pontes, de Relações Públicas, e Vinícius Mendes, de Jornalismo.
Quando se fala em redes sociais, logo se pensa em seu conceito como mídia digital. Mas, na verdade, elas podem existir em diversos conceitos de processos comunicacionais, podendo ser online ou offline.
Com o avanço da internet e da tecnologia, as redes sociais trouxeram novas possibilidades e oportunidades, com grande amplitude. Através delas, barreiras pessoais, temporais e até geográficas se quebram, formando conexões globalmente entre as pessoas, dentro de grupos familiares, de amizade, dentro dos ambientes de trabalho e até com vínculos mais aleatórios, pelo mero interesse em comum.
As redes sociais podem ser entendidas como redes de contato. Essas redes podem ser divididas em três principais categorias:
Rede completa: quando dentro de uma rede social, estão todos conectados entre si.
Rede hierárquica: quando os indivíduos dentro da rede se relacionam através de uma divisão por camadas.
Rede aleatória: os indivíduos dentro da rede se distribuem aleatoriamente, sem divisão.
A análise dos professores foi baseada na Teoria dos Grafos (1775), ramo de estudo proveniente da matemática, que representa graficamente como uma conexão (nó) pode atingir diversos usuários (arestas). Por exemplo, um nó pode ser um indivíduo central e as arestas podem ser as redes de contato daquele indivíduo. Assim como um influenciador (nó) tem seus seguidores (arestas) que compartilham o conteúdo entre outros usuários da rede.
A próxima reunião do NERD acontece no dia 31 de março de 2023 com o primeiro convidado externo: Thiago Telles, coordenador de marketing da agência Tutu.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – Repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiári AICOM – Editor
[2] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM
[3] Professor do curso de Jornalismo, supervisor de estágios AICOM