Ladeia2

Perfil: William Ladeia

Professor do curso de Eventos – FMU/FIAM

Texto por Gabriela da Silva Conceição [1]

Revisão e edição por Felipe da Costa Rico [2]

Supervisão por Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

William Ladeia de Carvalho, professor, pesquisador, organizador de eventos, hoteleiro e escritor, em uma conversa tranquila, nos conta sobre sua vida.

Ele é formado em Hotelaria pela Universidade do ABC, em 2002, com uma especialização em  Organização de Eventos pelo Senac, em 2004, Mestrado em Hospitalidade pela Anhembi Morumbi, em 2011, e uma especialização em Comunicação e Marketing pela FMU,  em 2020.

O docente trabalha desde os 16 anos e começou numa empresa de metalúrgica, em São Paulo, indo para a área de hotelaria, em 2003. A vontade de ser um hoteleiro sempre foi presente: “A hotelaria sempre me encantou, principalmente pela possibilidade que você tem de morar em vários lugares e lidar com muitas pessoas”, diz William.

Ele relata que trabalhou em vários eventos e teve muitas aprendizagens, uma delas foi lidar com o público e com empresas de grande porte, o que foi difícil, mas foi uma experiência muito válida.

Durante a faculdade, William era embaixador de sala e sempre teve uma ótima relação com os professores. Por isso, depois de formado,  um coordenador lhe perguntou se queria ingressar na área acadêmica, pedindo seu  currículo e, então, ele abraçou essa oportunidade. Mesmo sendo complicado, afirma que foi divertido passar por esse conhecimento.

Sua carreira na FMU começou em 2013, mas já trabalhou em outras  instituições. Para o docente, todo dia é um desafio, mas destaca quando foi coordenador de curso, por lidar na linha de frente com professores e alunos. “Precisa cumprir prazos, tem objetivos para com o curso e com os alunos, precisa fazer com que os alunos não desistam do curso. Também tem a comparação, algumas pessoas falam: mas o antigo era melhor, mas depois, com o tempo, todo mundo se adapta”, diz o professor.

“Idioma é fundamental, independente de qual faculdade cursar. Por vídeos no Youtube, ter o inglês é a base para se comunicar. Uma outra coisa importante é a relação com seu professor e com os colegas, com a coordenação também, se dedicar” relata o docente para quem está começando no ramo.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.