imagem Sandro Pontes2

Perfil: Sandro Pontes

Professor do curso de Relações Públicas – FMU/FIAM

Texto por Gabriela da Silva Conceição [1]

Revisão e edição por Felipe da Costa Rico [2]

Supervisão por Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

Nascido e criado na Freguesia Do Ó, na cidade de São Paulo, o professor, pesquisador e comunicador Sandro Pontes, que tem como hobby a leitura e a natação, contou-nos em uma conversa dinâmica alguns detalhes sobre sua vida acadêmica e pessoal.

Ele é formado em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), em 1997, e pós-graduado em Marketing e Mídias Sociais pela ESPM, em 2017, além de ter uma experiência de 20 anos na área de comunicação organizacional, com passagens pelo grupo Pão de Açúcar e em agências de Relações Públicas.

Perguntado sobre quando decidiu que gostaria de ser um profissional da Comunicação, o docente nos conta que sempre quis esse ramo. Desde novo sempre gostou de ler e a sua primeira opção foi o Jornalismo, mas depois de descobrir um pouco mais sobre Relações Públicas, o educador decidiu que essa seria sua profissão.

O docente sempre teve vontade de trabalhar com as pessoas e, através disso, começou ajudando as pessoas em seus trabalhos, com estagiários, assim questionando a si mesmo sobre o que gostaria como algo a mais na profissão. Então, em 2016, se interessou pelo ensino e começou a dar aulas. Passou por um estágio de docência na Escola de Comunicação de Artes, da USP, entre 2019 e 2020, e chegou a FMU em 2022.

“O maior desafio realmente é sempre estar ligado nas mudanças, na parte do olhar estratégico e como isso vem atualizando a comunicação”, relata o docente. Além disso, ele dá conselhos para quem está chegando agora no ramo: “Se preocupar com a nossa formação crítica, nosso pensamento crítico, com boas análises e diagnósticos, ler bastante e estar sempre conectado, sempre estudar”, completa.

Sandro conclui tratando sobre os objetivos que ainda quer ter em sua carreira: “Tenho vários objetivos, terminar meu doutorado, lecionar numa universidade fora do Brasil, lançar um livro sobre a minha dissertação”, relata, contando sobre sua futura vida acadêmica.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário da AICOM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.