Professor de Rádio e TV – FMU/FIAM-FAAM
Texto por Luana Durães Oliver [1]
Revisão e edição por Felipe da Costa Rico [2]
Supervisão por Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]
Efren Pedroza, professor na instituição, é uma inspiração profissional, possuindo um currículo admirável. Isso porque, além de lecionar, ele é formado em Letras Tradutor/Intérprete – Metodista —, em 2006, pós-graduado em Administração na FMU, em 2009, possuindo mestrado em Comunicação e Semiótica, pela PUC, em 2014. Além disso, é crítico de cinema e apresentador em um programa nas manhãs da rádio Energia FM.
Tendo crescido na região de Guarulhos, em São Paulo, o professor possuiu uma infância regada de incentivo, numa época em que pôde pensar em todas as áreas, mas nunca passou pela cabeça ser comunicólogo. Vindo das exatas, Efren viu a comunicação como algo concreto quando já tinha mais de 30 anos, momento em que a área veio como um presente. Sendo professor de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade, ele foi “emprestado” ao curso de Rádio e TV,onde lecionou Empreendedorismo e se encantou mais pela Comunicação, adquirindo a admiração dos alunos, que solicitaram a sua continuação nos semestres seguintes.
O professor conta que o que o fez chegar à rádio foi o seu empenho em sala de aula, onde houve um movimento inverso, em que os alunos viram seu potencial, pois ele foi parar na Comunicação por meio de seus alunos, que possuíam a vontade de vê-lo compartilhando seus conhecimentos para mais pessoas. Foi através do ato de lecionar que o docente se encontrou.
Hoje, estando já há sete anos na Energia FM, o locutor compartilhou conosco que o prêmio de “Produtor/Apresentador de Rádio”, adquirido em 2020, pelo programa em que é um dos apresentadores, o “Morde e Assopra”, através da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), não é um prêmio só para eles, mas sim para a cultura, vindo por meio de um trabalho coletivo, em que a cultura precisa se popularizar e o conhecimento chegar às massas, afirmando que o cinema educa e as rádios também.
O professor disse que não conseguiria escolher uma só profissão com realização profissional, pois todas foram importantes para ele chegar onde está e finalizou contando: “Dizem que não é você que escolhe a profissão, ela escolhe você, então eu acho que foi isso, a Comunicação me escolheu”.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.